DO ROCK AO METAL - LONGO CAMINHO !

DO ROCK AO METAL - LONGO CAMINHO !

Acordo -- às 2 da manhã desta quarta-feira -- de um longo sonho, bastante interessante... me transporta ~ele para uma igreja espaçosa, onde a Missa é sustentada por um microsystem e música ruim e o padre precisa esperar o fim daquela "droga" para continuar seu ritual. De lá o sonho me coloca no que seria uma boate decadente, de teto muito baixo e com enfeites de Natal empoeirados, que a gente tocava com as mãos. De algum lugar saíam músicas que eu ía identificando para 2 jovens perguntadores, que não as conheceram.

Nos anos 70 os discos LPs (as "bolachas") eram muito caros, por isso só vendia o que fosse muito bom ou, pelo menos, NOVIDADE em termos musicais. Logo, vendia muito o que não era "mais do mesmo", expressão moderna que resume a maior parte do que se produziu em Rock, de 1980 para cá. Recentemente no Facebook quase perdi um amigo ao declarar que "LED ZEPPELLIN fazia barulho"... a meu ver, geniais (ou típicos da Banda) só os discos 1 e 2. Os demais, sem número -- que os rockeiros apelidaram de 3 e 4 -- já não são grande coisa ! Levava-se 1 ANO para lançar um LP e este precisava ser CRIATIVO ou vendia pouco, ninguém ía "torrar uma grana preta" -- a expressão virou coisa negativa, agora -- num disco comum, onde todas as faixas se parecem. E chegamos ás megaBandas dos anos 80/90, com o título de "heavymetal"... a estrutura é de supershow VISUAL, de volume físico e sonoro, onde o que é tocado importa muito pouco.

Curiosamente, o que mais vendia nos anos 70 eram Bandas criativas, a começar pelos Rolling Stones, mais baladeiros do que rockeiros. Beatles fizeram sucesso não apenas pelos longos cabelos e os discos do Creedence Clearwater Revival eram aguardados com ansiedade. Pink Floyd vende ainda hoje seu disco inicial (o do prisma na capa preta), contudo quase não se fala em suas demais obras. Isso vale para um bocado de Bandas rockeiras daquela época, Slade, AC/DC, Status Quo e Black Sabbath, entre elas.

Nos anos 80 o Rock mundial leva um susto... da Inglaterra surgem "zombies" desbotados, com olheiras e roupas pretas, piercings no rosto e cabelos estranhos. Dizem que fazem ROCK, uns 3 ou 4 "tipos" de Rock, tão esquisitos quanto os próprios músicos ! O pesadelo dura uns 15 anos, até que o HM - Heavy Metal entrasse em cena, apagando da memória aqueles "pavores", arrotos e esgares ao lado de "vozinhas" infantis, afeminadas, um espanto musical.

Que me digam os fãs -- muito FANÁTICOS, aliás -- que DIFERENÇAS têm, entre si, grandes Bandas como Mettallica, Guns & Roses, Iron Maidem, Slash e outras semelhantes. O disco inteiro de cada uma parece ser "a mesma faixa", tocada no último volume. Bote-se no "prato" -- antes "pick-up", vitrola, eletrola, toca-disco -- um LP de BBKing ou Eric Clapton, nem falo de Hendrix, "barulho criativo", surpreendente sempre. Cada faixa é diferente da seguinte e da anterior, embora o estilo de tocar seja o mesmo, porque levavam 1 ANO para lançar nova obra. Ouça-se "Allman Brothers Band"... um show de criatividade ímpar, sem repetições !

Essa juventude atual tem DE GRAÇA a oportunidade que nunca tivemos, por custar muito caro: poder OUVIR TODAS as Bandas dos anos 60/70, todas mesmo, pelo YOUTUBE e ainda com um "bônus"... ASSISTIR algumas delas, em boates ou grandes shows ao ar livre. Foi um SONHO ter visto e vivido aquela época sem igual para o Rock e que este meu sonho chinfrim fez "retornar" à minha Vida.

"NATO" AZEVEDO (em 23/fev. 2022, 3hs)