Sobre a Região dos Lagos

Minhas crônicas

Estou morando em uma cidade privilegiada. Saí de um local super povoado para outro muito mais ameno e calmo. Aqui não enfrento engarrafamentos nem violência. Não digo que estou no paraíso, mas sinto no ar uma tranquilidade que não é tão comum na minha cidade natal. Falo do Rio de Janeiro, capital. Ali vivi a vida inteira e muitas coisas boas colhi. Mas já estava na hora de uma mudança. Não quero criticar o lugar que me viu crescer e que tantas alegrias me deu. O Rio é maravilhoso, mas o estado não fica para trás. Há tantas cidades pitorescas que encantam a gente! Adoro regiões praianas, mas o contato com o verde, as regiões montanhosas onde há riachos e cachoeiras dizem muito mais ao meu espírito aventureiro.

Estou em Araruama já há quase três anos. São 110 mil habitantes e, comparando com o Rio de Janeiro, a população é bem baixa, cerca de 1%. Imagina a diferença para alguém que, como eu sempre viveu em meio há tanta gente, prá lá e prá cá, abarrotando ônibus, bancos, calçadas e por aí vai. Aqui também há movimento, mas se eu precisar ir ao centro, por exemplo, não gasto mais de 10 minutos dentro de um ônibus. Consegui tirar um título de eleitor em 15 minutos e resolver uma questão em cartório em menos de 30. Só esta comodidade, a falta de estresse e o ganho de tempo compensam de longe a decisão que tomei em vir para cá. Estou rodeado de praias que, na verdade, são lagos. Por isso o nome do local é Região dos Lagos.

Uma coisa que me surpreendeu e que me fez simpatizar de cara com o local foi a simplicidade e a amabilidade das pessoas. Nunca imaginei que um dia veria um motoqueiro parar o seu veículo e perguntar se eu queria atravessar quando eu nem tinha essa intenção. Apenas estava na beira da rua esperando minha mulher que tinha ido ao outro lado. Foi um acontecimento que realmente ficou na minha memória.

A falta de estresse dos motoristas. O modo como eles param o carro quando você está aguardando para atravessar são realmente marcantes. Quase não há sinais luminosos, embora existam faixas de pedestres e quando você se aproxima de uma delas, todos os carros param, não importa a hora do dia nem a quantidade de carros. Por essas razões que citei e muitas outras que testemunho no meu dia a dia é que adquiri por Araruama uma paixão instantânea. Só pretendo sair daqui para um lugar ainda melhor.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 01/03/2022
Código do texto: T7463191
Classificação de conteúdo: seguro