INFÂNCIA COM RESPONSABILIDADE

 

Eu mal alcançava a pia, subia em um banquinho para ajudar minha mãe com a lavação de louças. Ela era professora, lecionava para o primeiro grau pela manhã e, à tarde, para o segundo. Ajudava papai a pagar as despesas da casa e a manter e educar quatro filhos. Eu era a mais velha e mamãe se empenhou em ensinar-me os trabalhos domésticos, quando eu voltava da escola. Os estudos eram o sonho que nossos pais tinham para os filhos. Sonho esse que foi realizado porque não os desapontamos.

 

Mamãe trabalhava muito pois tinha o emprego e os afazeres do lar. Me ensinou desde criança algumas tarefas. Aprendi a cozinhar ainda adolescente, lavar, passar, limpar a casa e, noções de bordado, crochet, tricot e costura. É claro que eu, ainda criança, às vezes cometia alguns deslizes. Certa vez, quando mamãe chegou do colégio, à tarde, eu me empenhava em limpar o banheiro. Havia colocado as escovas e a pasta de dentes dentro do vaso e me esforçava por esfregar tudo com sabão. Minha mãe ficou horrorizada com a iniciativa, mas me repreendeu com ternura e ensinou-me que aquilo era errado e anti-higiênico. Lembro-me de que fiquei muito envergonhada quando papai chegou e ela lhe contou o ocorrido e riram muito. Não me castigavam, tinham sempre uma palavra de incentivo em suas falas mansas. Às vezes eu não tinha paciência com meu irmão Álvaro, ainda bebê. Quando ele chorava, eu balançava o berço com força. Atitude improdutiva, porque aí é que ele chorava mais alto. Descobri na prática que, se um bebê for tratado com carinho e delicadeza o resultado é positivo. Mas, sendo eu mesma ainda muito nova, preferia brincar a cuidar de um bebê...

 

Quando tive minha própria casa, não encontrei nenhuma dificuldade em tomar conta dela. Também comecei a trabalhar logo após terminar a faculdade e a enfrentar a dupla jornada que tão bem via naqueles tempos de criança e adolescente.

 

Hoje, aposentada, me sinto realizada por ter dado conta de todas aquelas tarefas, foi um grande aprendizado. Não há dúvida, muitas vezes quase sucumbi. Mas estou aqui, sobrevivi.