Comunicação Assertiva 

 

     Logo no início do ano, comecei a estudar sobre comunicação assertiva. Não se trata de um tema fácil, mas uma temática de peso, vez que não basta apenas saber sobre o assunto específico, mas agregá-lo em sua prática.

     E hoje, trago como um propósito de vida, falar sobre comunicação; no trabalho, na igreja, em casa. Não cobro que as pessoas comuniquem assertivamente. Eu ensino sobre a importância desta valiosa habilidade interpessoal, que primeiramente fez sentido em minha vida.

     À medida que o tempo passa, recupero minha dignidade que foi maculada pela comunicação agressiva, pois tanto já fui vítima, como também agressora. E aquele rótulo de mulher polêmica na escola, no trânsito, na família; será substituído por especialista em comunicação.

    Não sabia conversar, por vezes era agressiva, em outras situações, passiva; mas agora celebro esta transição entre passiva-agressiva para assertiva. É como apropriar- se de um tesouro, que a traça não corrói. É saber ouvir os outros e resolver conflitos.

     Ainda que eu saiba quais são as ações adequadas na comunicação, é necessário inteligência emocional, sabedoria para agir e reagir, de modo que eu alcance meu objetivo, respeitando o sentimento do outro.

     Portanto, quem ainda não consegue expressar de modo assertivo, e deseja adquirir esta habilidade para alcançar o sucesso pessoal e profissional, além de buscar o autoconhecimento, deve pedir sabedoria ao Deus Santo, que Ele a dá liberalmente.

 

 

Tema Proposto:  (Uma crônica incluindo as palavras em negrito)