O PERIGO DAS FALSAS NOTÍCIAS E HISTÓRIAS NESTA GUERRA

Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2022

A facilidade que as mídias nos concede a todos em poder fazer qualquer tipo de registro sobre assuntos diversos e variados, na verdade pode transformar numa faca de dois gumes. Isto porque as criações e invenções desse pessoal às vezes sai dos limites. Daí que é necessário ficar-se atento à elas.

Em termos de imagens, por exemplo, há muita coisa montada. E em tão perfeito modo que consegue ludibriar a muitos. Nisso forma-se opinião sobre o que não existe ou não é real e verdadeiro.

Mas existe um fato interessante. É o número de pessoas sem a devida tarimba naquilo que coloca. Dão até a impressão de saberem, mas isso não passa nem perto da verdade. E não se está aqui desejando subestimar a capacidade de ninguém. Mas a vivência é um fator que foi conseguido por muito tempo e não repentinamente. Podemos citar o empirismo.

Com raríssimas exceções, uma pessoa só adquire muita vivência após alcançar muita idade. Não é com trinta e poucos anos ou menos que alguma delas poderá arvorar-se em especialista de algo ou alguma coisa. E nisso inclui-se uma guerra entre nações. Até mesmo para aqueles que se intitulam especialistas em guerra, é chegar-se para ele e perguntar em quantas guerras tomou parte, efetivamente. Convenhamos, guerra não é algo costumeiro que promova prática profunda em alguém.

Daí que ilações, palpites, peruadas e afins, são exercícios frequentes em muita gente nesses dias atuais. O avanço tecnológico permitiu a muitos evoluírem em retóricas, articulações, verbalizações, e tudo o que facilite a exposição de algum fato. Mas isso não quer dizer que aquele que o expõe está apto a fazê-lo. Isso de forma consistente e com muita base no exposto.

E é aí onde mora o perigo maior. E nesses tempos atuais, com o aparecimento de uma terminologia bem específica, as tais de fake news, muita gente anda vendendo gato por lebre. E na maior cara de pau. E às vezes até conseguem enganar a alguns ou muitos. E até mesmo na mostra de algumas imagens, isto não representa aquilo que chamam de verdade verdadeira.

Infelizmente neste mundo existe de tudo. As pessoas é que devem vigiar diuturnamente aquilo que chega até elas, não se deixando levar por qualquer coisa. Só assim evitarão cair em alguma esparrela ou arapuca, livrando-se de graves e profundas contundências.

Mas a sorte já foi lançada. O pior já aconteceu. A Rússia invadiu a Ucrânia, dando início ao combate que não seria do gosto de nenhuma outra nação. E agora só resta ao mundo torcer e esperar que uma situação pior não atinja a todos, saindo do perímetro dessa mesma Ucrânia. E que tudo se resolva da melhor maneira possível, mesmo após tal situação.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/02/2022
Código do texto: T7461908
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.