RÚSSIA X UCRÂNIA

RÚSSIA E UCRÂNIA – Queda de braço

Essa guerra mostra bem uma grande e teimosa queda de braços, que envolve questões de geopolítica, não apenas entre a Rússia e a Ucrânia, mas, EUA, OTAN, o Presidente atual da Ucrânia, as Forças Armadas ucranianas e as russas...

Há muitos pontos em desacordo e as hostilidades estão retalhadas em diversas frentes, que formam uma colcha de retalhos em que ninguém se entende!

De um lado, o Presidente russo hostiliza os USA dizendo que são eles os culpados por essa guerra! De outro, há indícios de que as tropas armadas ucranianas realizam ações terroristas contra seus próprios cidadãos para incriminar Putim.

Putim hostiliza a Ucrânia por tentar se aliar à aliança militar da OTAN... Os países do bloco ocidental incriminam a invasão russa, inclusive o Brasil.

Mas, o principal ponto levantado por autoridades e especialistas em torno da invasão da Ucrânia é o avanço pelo leste-europeu da Otan, aliança militar formada em 1949 por, inicialmente, 12 países (Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos).

As divergências entre as nações remetem ao final da Guerra Fria, em 1991, que culminou na dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, há partes da Ucrânia profundamente ligadas à Rússia desde então, com relações de cunho cultural, como no caso do idioma; o russo é falado amplamente em parte do território ucraniano, como em porções mais ao Leste.

À época da derrocada do bloco soviético, a recém-independente Ucrânia ficou com o terceiro maior arsenal atômico do mundo, já que enquanto era parte do grupo, era uma das zonas mais populosas e responsáveis por armazenar parte das armas nucleares. Com o fim do conglomerado, negociou-se a retirada dessas armas da Ucrânia, que abriu mão delas em troca de garantias de que os russos não atacariam suas fronteiras e respeitariam a soberania local.

Uma das razões que reacendeu as tensões, desta vez, foi a crescente aproximação da Ucrânia com o Ocidente. Seja pelo interesse do governo local de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou mesmo na União Europeia (UE). A “Otan” é uma aliança militar, criada em 1949, formada por 30 nações. Dentre elas, grandes potências ocidentais como os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Reino Unido.

Outras nações que já fizeram parte do conglomerado soviético, como Lituânia, Letônia e Estônia, já se associaram à Otan e hoje são membros da aliança militar internacional. Como a Ucrânia é praticamente o território que separa a Rússia da União Europeia, os russos passaram a ver a proximidade como uma ameaça aos seus interesses políticos, comerciais e zonas de influência russa no Leste Europeu.

Jose Alfredo – jornalista

Pesquisas Internet – GOOGLE.

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 25/02/2022
Código do texto: T7460469
Classificação de conteúdo: seguro