GUERRAS: SÃO FLAGELOS DESTRUIDORES... 10h17min

.

As guerras, “acompanham” o homem desde os primórdios de sua história. Os pequenos agrupamentos eram nômades, vivam da caça e da pesca, quando, com certeza “ajudados” pelo lado de “lá”, descobriram o milagre das sementes, que proporcionavam uma alimentação mais saudável e permanente...

Os pequenos agrupamentos iam crescendo e transformavam em “cidade”, com tradições e idioma, formando países, ao mesmo tempo despertando o permanente estado bélico, e à medida que evoluíram foram se “aprimorando” na arte de matar...

E, lamentavelmente o mundo sempre viveu em permanente estado de guerra, e pouco tempo de paz. Muitos pensavam que a primeira, - 1914/1918 - e a segunda guerra mundial, -1939/1945 – seriam as derradeiras, ledo engano, muitas vieram após isto e, hoje a Rússia e Ucrânia, estão ganhando destaque...

O gigante representa “Golias”, - Rússia – e “Davi”, representa a Ucrânia, cuja o poderio bélico é dez vezes menor. Como vai terminar tudo isto? E, as consequências maléficas, com certeza afetarão todos os países, inclusive o nosso país...

... Em O Livro dos Espíritos, que foi escrito em 1857, Allan Kardec, pergunta: (742) – Qual é a causa que leva o homem à guerra?

E a Entidade presente respondeu, através da sensitiva: - A predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos não conhecem senão o direito do mais forte, por isso, a guerra é para eles um estado normal. À medida que o homem progride torna-se menos frequente, porque evita-lhe as causas e, quando é necessária, sabe aliá-la à humanidade.

743 – A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?

- Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus, então, todas os povos os povos serão irmãos.

744 – Qual foi o objetivo da Providência, tornando a guerra necessária?

A liberdade e o progresso.

- Se a guerra deve ter por resultado alcançar a liberdade, como ocorre que, frequentemente, tenha por objetivo e resultado a subjugação?

- Subjugação momentânea para abater os povos a fim de os fazer chegar mais depressa.

745 – Que pensar daquele que suscita a guerra em seu proveito?

- Este é o verdadeiro culpado e precisará de muitas existências para expiar todos os homicídios dos quais foi a causa, porque responderá pelo homem, cada um deles, ao qual causou a morte para satisfazer sua ambição. 11h08min.

Curitiba, 25 de fevereiro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www;recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/02/2022
Código do texto: T7460084
Classificação de conteúdo: seguro