PELAS HORAS QUE SÃO!!!

Essa expressão, aparentemente tão sem sentido, era dita aos gritos por muita gente na cidade onde nasci, principalmente por mães desnorteadas pelo comportamento de seus filhos, geralmente muitos. Além das inúmeras tarefas domésticas, elas ainda precisavam lidar com suas crianças cheias de energia correndo de um alado para o outro da casa, brincando, arengando uns com os outros e chorando. Elas, então, atarantadas, atarefadas e furiosas, gritavam: " Pelas horas que são, eu vou dar um jeito em vocês, eu vou...!" A confusão, a partir daí, geralmente acabava em castigo e choro.

Mas essa expressão também tinha o condão de antecipar uma promessa, garantindo que o que estava sendo prometido, com certeza seria cumprido. As mães também a usavam para os mais diversos objetivos, em especial quando, no auge da trabalheira dada pela meninada, queria assustar a criançada bagunceira ou intimidar o marido numa possível discussão familiar. Tinha a força de um disparo, o potencial de calar o interlocutor, mormente se este, na verdade, não tencionava desagradar quem a exclamasse em alto e bom som. "Pelas horas que são, nunca mais eu falo com você!!", Poderia garantir a namorada aborrecida, a amiga decepcionada, a irmã enganada nalguma coisa pelo irmão etc . De bom alvitre explicar que, normalmente, a frase era usada mais pelas mulheres, algo semelhante a uma arma emocional capaz de gelar o coração dos homens.

Quando menino, ouvi-a algumas vezes, e sempre meu coração ganhava um ritmo acelerado naqueles momentos, pois eu sabia que o brado saía lá do fundo d'alma de quem a dizia, não se tratava de simples frase de efeito. Nem sempre, claro, a contenda de palavras terminava com final infeliz, algo ou alguém apaziguava o entrevero e tudo ficava esquecido e por isso mesmo. Mas é relevante lembrar o poder que ela tinha e o impacto que causava em quem a escutasse e a quem fosse dirigida.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 23/02/2022
Código do texto: T7458846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.