Interpretação de uma cena de animê

Nos desenhos animados japoneses (animês), que em sua maioria não são para o público infantil (muito erro foi cometido na televisão brasileira ao importar estas séries e não reparar nesse detalhe, dado o preconceito de que desenho é coisa de criança; por isso tantas crianças assistiram a porcaria de "Cavaleiros do Zodíaco"), com frequência aparecem referências sexuais. Não falo nos desenhos pornográficos que infelizmente também existem no Japão, mas outros, como séries de fantasia endereçadas mais ao público adolescente ou mesmo adulto. Alguns detalhes, aqui e ali, têm o aspecto de sem-vergonhice, mas argumenta-se que muita coisa tem natureza apenas humorística e não pornográfica, ou então serve para mostrar certo tipo de personagens, onde não faltam também pessoas puras.

"11 eyes" ou seja "Os onze olhos" apresenta algumas coisas assim e, há uma certa ambiguidade. A dificuldade em determinar o que os autores realmente pretenderam transmitir faz com que seja uma série de difícil análise. Aliás, já resenhei os episódios nesta escrivaninha. Porém, uma cena no episódio 4 ("Sorriso mascarado") merece especial atenção por ser especialmente difícil de analisar. Em outras palavras, a sem-vergonhice de uma personagem contrastando com a seriedade nobre de outra. Aqui estão detalhes técnicos da história:

 

“Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.

 

Elenco de dublagem:

Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono

Yuka Minase..................................Mai Goto

Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi

Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto

Shiori Momono..............................Emiko Hagiwara

Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana

Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa

Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura

Takahisa Tajima..............................Showtaro Morikubo

 

Na cena em referência aparecem quatro personagens. São quatro dos seis estudantes adolescentes que, por razões desconhecidas, vêem-se periodicamente arrebatados para um estranho mundo anexo, o "mundo da noite vermelha", onde são atacados por seres monstruosos e são obrigados a lutar sem saber o motivo. Em decorrência disso se reúnem numa sala do colégio para planejar estratégias de luta e tentar entender o que está acontecendo.

Os envolvidos nesta cena são Kakeru e sua namorada Yuka, além de Kusakabe Misuzu, que é maga xintoísta e altamente treinada em luta com espadas mágicas, e a estranha Yukiko, que possui um fetiche por seios. Ela e Yuka haviam chegado primeiro ao local do encontro. Em seguida chegam Kakeru e Misuzu e deparam com uma cena inusitada: Yukiko, tendo se colocado por trás de Yuka, apalpa-lhe os seios e mostra-se admirada, pois Yuka, mesmo baixinha, tinha grandes peitos. E, observa Yukiko, não havia enchimentos. Yuka, garota muito apalermada, limita-se a pedir que Yukiko pare com a bolinação.

Ora bem: o contraste com essa sem-vergonhice, e antes que Kakeru saia da perplexidade, é a atitude de Misuzu, com certeza a figura mais séria e centrada da série, que coloca a mão no rosto, demonstrando seu desagrado, e observa: "Como ela pode fazer uma coisa tão indecente no terreno sagrado da escola?"

Quero apenas colocar que em toda a minha vida nunca vi, na vida real ou na ficção, uma pessoa demonstrar tanto respeito pelo ambiente escolar, como faz Misuzu, ao dizer "terreno sagrado da escola".

Kakeru começa a dizer para Yukiko parar com aquilo, mas começam a acontecer coisas que colocam o grupo em perigo e a narrativa segue então outro rumo. Num episódio posterior, quando Yukiko tenta fazer em Misuzu a mesma bolinação, esta a bloqueia com a mão e define: "Não quero que você pegue em meu peito". Usando, portanto, a firmeza que faltou a Yuka.

Pois bem. Gostaria de saber a opinião dos leitores. Vocês consideram esta cena como indecente, por causa da atitude de Yukiko, ou moralista, por causa da atitude de Misuzu? Ou quem sabe pode haver outro tipo de interpretação, talvez a meio caminho entre essas duas?

 

​​​​

 

(Kakeru e Yuka falam com Yukiko)

 

 

Misuzu Kusakabe: a melhor personagem da série