TRAGÉDIAS REPETITIVAS. 15h40min.

O local onde está situada a cidade de Petrópolis, era uma fazenda que foi comprada nos idos tempos por Dom Pedro I, que lá construiu uma residência, para família imperial, sentir com menos rigor o escaldante verão da cidade do Rio de Janeiro, capital do império.

A cidade realmente teve o seu começo em 16 de março de 1843, e pelo senso de 2020, tinha 306.678 mil habitantes, * é sediada por morros, e, certamente a parte baixa da cidade, os terrenos são supervalorizados, o que torna inviável a compra pelas pessoas de menor poder aquisitivo e a opção encontrada foi construir suas precárias casas nos morros que cercam a cidade.

O local é muito propenso a chuvas torrenciais, quando isto acontece, são tragédias repetitivas, muitas casas são levadas pelas fortes chuvas, misturados pela terra e chuva, e muitos de seus moradores perdem suas vidas. E com justa razão isto comove o país, em 2011, as três cidades da região serrana do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis mais de mil pessoas perderam o seu bem mais preciso, que são suas vidas...

A cidade Petrópolis, o número de vítimas já excedeu a de 2011, pois já alcançou 176 pessoas, com mais de 50 casas que vieram abaixo e ficaram totalmente destruídas, e muitos de seus moradores, num esforço dos bombeiros, procuram resgatar os seus habitantes sem vida...

Os gestores públicos logo após os acontecimentos, prometem que tomarão atitudes para amenizar os problemas, mas pelo visto pouco foi feito, comprovando que falta vontade política, principalmente dos governos municipais e estaduais, para que se encontre uma solução, que aparentemente é simples, tirar as casas das encostas, e em seu lugar replantar as arvores, da mata atlântica... E, moradores, seriam relocados para apartamentos, financiados a longo prazo para que novas tragédias não venham a se repetir...

Solução tem! Nem que seja a longo prazo, na parte baixa dos morros, seriam construídos muros de arrimo, talvez isto evitasse maiores danos.

Finalmente, os “flagelos destruidores”, alguns naturais, como os vulcões, vendavais, tufões, mas em muitos casos pela ação humana, podem ocasionar, tragédias, visto que construir casas em morros, pode ser uma tragédia anunciada, os gestores públicos a isto não deveriam permitir, pois é melhor prevenir do que “remediar” ...

Ao mesmo tempo, sei que em muitos casos podem ali estar havendo ressarcimento de carmas coletivos, cuja reais causas não sabemos, mas, ao mesmo tempo não podemos afirmar em sã consciência que tudo seja isto, pois o Bem, o bom senso, deve prevalecer acima de tudo, e omissão dos poderes públicos, que não resolveram os problemas ao longo destes anos é algo lamentável... 16h19min.

Curitiba, 21 de fevereiro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*Números da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/02/2022
Código do texto: T7457376
Classificação de conteúdo: seguro