QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? (Postado no jornal Tribuna do Pampa)

“O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.” (Dito popular)

Estamos sempre correndo atrás de tempo. Parece que sempre faltou um pouco de tempo para concluir aquilo que ficou para amanhã. Talvez aquele precioso tempo que ficou para trás seja exatamente o tempo que faltou.

Sim! É tudo questão de tempo. Não adianta tirar a pilha do relógio ou deitar a ampulheta, o tempo acabará da mesma forma.

Penso que cavar buracos e entrar como se fosse uma trincheira em tempos de guerra é apenas um esconderijo para quem tem tempo a perder. Quem não é visto não é lembrado. Acredito que não perder o precioso tempo escondido e prestar atenção no cavalo que passa encilhado na frente dos olhos é o mais coerente. Reclamar que a cela está sem estribo é admissível, porém, deixar de tentar subir num salto só, é covardia. Se ao invés de um cavalo galopando, seja um trem confortável, também não é necessário sentar na janela não na primeira viagem, basta estar dentro, com os demais. Para começar, isto serve.

Falando em tempo perdido...

Dormir até mais tarde, às vezes é gratificante, merecido e necessário, no entanto, diariamente é sinal de que algo está errado. A questão é que o tempo passa tão depressa que a aprendizagem quanto os deveres e responsabilidade não consegue acompanhar.

Quanto tempo perdemos?

A resposta é individual. Óbvio.

Para alguns, o caminho pode ser retilíneo e sem percalços, para outros, são tantas curvas e obstáculos que parece às vezes provas de resistência.

Pensando nisso, o corpo e a mente concordam com o tempo?

O tempo é percebido, na maioria das vezes, quando se sente falta do tempo que se perdeu e apenas a experiência em ser perdedor de tempo pode mostrar.

Saudade do tempo sem responsabilidades?

Aquele tempo ficará na lembrança. Ótimas lembranças.

Quanto tempo ainda resta... ou falta? Quanto tempo ainda temos para errar, esperar... Perder?

O cavalo pode parar e inclinar para facilitar a subida, o trem pode estar parado, praticamente vazio com vários assentos livres, mas é para quem não perdeu tempo.

Se não sabe, pergunte. Sempre haverá alguém disposto a ensinar a pescar. Pode ser que o peixe salte em seus pés ou que alguém entregue já assado, contudo, o tempo de aprendizado é para o resto do tempo que se tem.

Como o tempo é tratado?

A perda de tempo não deve gerar arrependimentos e sim consciência de que o tempo do tempo sempre será o mesmo para ele mesmo e diferente para cada ser que o vive.