DESCONECTADOS
Maria de Fatima Delfina de Moraes
Li a notícia:
- Com a pandemia noventa e quatro por cento dos alunos têm baixos conhecimentos em matemática, ciências naturais e português. O detalhe foi descobrir isso no nono ano de estudo.
Consigo listar uma série de motivos. E você?
1 – Falta de computadores
2 – Aulas com cargas horárias reduzidas durante a pandemia
3 – Falta de sinal local ou de dinheiro para colocar créditos nos pequenos celulares
4 – Falta de aulas de nivelamento durante a pandemia
5 – A metologia falhou desde o início dos estudos ao permitir aprovação para séries avançadas sem que o aluno dominasse um mínimo de conteúdo.
Houve agravantes durante a pandemia. E no período anterior a ela.
As escolas aprovam alunos sem que tenham aprendido o básico.
Temos sessenta por cento de adultos chegando às empresas onde não conseguem dominar o português básico.
Trabalhei ao menos cinco anos com alunos de ensino de pós-graduação em especialização, mestrado e doutorado. O currículo incluía obrigatoriamente, português e matemática e física.
Vi alunos me perguntarem por que precisariam estudar essas matérias.
_ Seria por serem alunos de ciências biológicas?
E quando for chegado o momento do trabalho de curso qual será a qualidade da escrita?
Li cartas pedindo bolsas de estudos com gírias e palavras escritas erradas.
Aí descobrimos a importância de um ensino sério desde o início que não aprove para engrossar falsas estatísticas de aproveitamento escolar.