Nesta ensolarada manhã de domingo, fui fazer minha caminhada . Pela Avenida . Caminhar na orla, há dias não é possível, ondas fortes , numa dança de vai e vem, diminuíram a faixa de areia, que após a ressaca, já era pequena.

A cada entrada que dava acesso ao mar, foram três, descia para receber a brisa e as boas energias.

Gaivotas sobrevoavam a praia, à busca de peixes para seu alimento. Guarda-sóis enfeitavam a praia, abrigando os veranistas com suas famílias, muitas pessoas se banhando, apesar do mar agitado.

Um helicóptero sobrevoava a praia, para a alegria das crianças.

Como a praia é de mar aberto, hoje, os surfistas faziam a festa nas ondas altas, num espetáculo deslumbrante.

Retorno à caminhada, na Avenida. Observo o grande número de edificações que surgiram neste período de pandemia.

A construção civil não parou, ao contrário, foram construídos muitos prédios de apartamentos, muitos negócios surgiram, para quem, neste período estava com dinheiro parado no Banco. Sistema Capitalista. Com a crise na Economia , alta do dólar, quem tem, cresceu. Quem não tem, perdeu, venderam os terrenos baldios para as grandes empresas.

Cheguei ao rio que desemboca no mar, local onde os pescadores navegam com seus coloridos barcos. Um colírio para os olhos, ver tanta beleza. Neste local, onde foram construídos molhes, uma bela praia se formou . estando sempre lotada, as pessoas esqueceram os dois anos de pandemia e a cada final de semana, congestionam a BR-101, atual, Rodovia Governador Mario Covas. Muita procura pelo litoral, para dois dias de lazer e relax. O mês de fevereiro já não é mais alta temporada. Em Santa Catarina como em vários outros Estados da Federação, as aulas iniciam. Os veranistas . deixaram suas casas e retornaram. Os que residem mais perto, vem nos finais de semana.

A minha rua, fica quase deserta de pessoas, só o movimento dos carros, tira a tranquilidade deste cantinho do litoral.

O verão anda em contagem regressiva, os dias estão passando depressa. Enquanto isso, vou continuar a cada dois ou três dias, esta caminhada , para movimentar o corpo e zelar pela saúde. Não deixando de curtir a praia, local de paz, onde a imensidão das águas nos dá a grandeza do universo e desta obra prima da natureza. Um gesto de gratidão a Deus pela oportunidade de estar aqui e agora, após ter cumprido a missão de mãe, esposa e professora.

Boa semana a meus leitores.

 

                                        (lumah)

 

lumah
Enviado por lumah em 20/02/2022
Reeditado em 20/02/2022
Código do texto: T7456784
Classificação de conteúdo: seguro