Como falar de espiritualidade? Como funciona a espiritualidade? Por que reencarnamos? Resgates dos nossos erros passados? Tentar sempre evoluir? A evolução é sempre uma descoberta positiva para a gente se conhecer melhor. Antes de reencarnar nós escolhemos tudo: da familia até a nossa missão. Tudo mesmo. Se conseguiremos cumprir aí é outra história, até porque existe o livre arbítrio e óbviamente não lembraremos de nada na vida terrena.

          Então se não lembramos de nada, o que nos resta? Evoluir. Tentar ir pelo caminho do bem mesmo com todas as nossas imperfeições. Cuidar principalmente da nossa parte espiritual que revigora a nossa alma. É indispensável aprendermos e praticarmos o perdão para perdoar, sermos perdoados e nos perdoarmos.

          Na maturidade ficamos mais sábios, mais receptivos para compensar tantas coisas que perdemos. E isso é fantástico. Respeitar os nossos limites e não fazer mais nada que não queiramos fazer é uma dádiva Aqui faço uma ressalva: perdoar não significa esquecer o que aconteceu, mas sim não deixar que aconteça novamente.

          Meu maior desafio na maturidade tem sido praticar o desapego em todos os sentidos: livrar-me das mágoas, rancores, raivas e objetos inúteis que nunca usei. Focar no que é importante. No caminho do desapego percebi o quanto fui consumista e que guardar sentimentos negativos só me fez mal. Não é fácil deixar tanta coisa para trás e o processo é lento, doloroso e difícil, então estou fazendo no meu tempo. Desapego não é atestado de pobreza, mas deixar que objetos inúteis para você sejam úteis para outras pessoas.

          Nesse processo de mudanças tão importantes minha energia, minha vibração, meu relacionamento com as pessoas estão ficando cada vez melhores. O ambiente da minha casa está mais leve e estou muito mais feliz. Antes de começar esse processo me fiz uma pergunta: O que é mais importante na vida para mim? Amor, fé, alegria e esperança. Nenhuma dessas palavras combinava com a vida que eu teimava em levar.

          Como espirita tenho consciência da necessidade de evoluir e sei que é uma luta diária. Hoje evito reclamar e apenas agradeço. Sempre que penso em me lamentar, olho ao meu redor e vejo que não sou a única pessoa com problemas no mundo. Paro de falar e vou agir. Cada um tem a sua forma de viver e a sua fé. Mudanças nos fazem eoluir, nos transformam. Sempre é tempo de sermos pessoas melhores.

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 20/02/2022
Reeditado em 20/02/2022
Código do texto: T7456679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.