CRÔNICA

O BRASIL ESTÁ SE REINVENTANDO

A história do nosso país é rica em revoluções, insurreições, processos políticos, guerrilhas e terrorismos, politicalhas, crises econômicas, crises institucionais, desvalorizações da moeda, eleições fraudulentas, mudanças constitucionais, e tantos outros eventos, que fizeram memória.

Por tudo isso, e, por todos esses processos, podemos admitir sob a ótica das experiências empíricas, que o Brasil está, atualmente, se “reinventando”! Ou seja, depurados todos os momentos de sua história, começamos um novo processo de renovação das nossas forças revestidos de novas energias e de um novo recomeço das forças políticas administrativas, ideológicas, sociais, econômicas, e, culturais.

E, essas mudanças se apresentam sob o mote da “sazonalidade”, quer dizer passados períodos repetitivos de ciclos históricos, os movimentos voltam à tona, e, repetem-se na esteira da sua historicidade.

Para citar alguns exemplos, vemos o ciclo da República, que depois de alguns giros pela sua história, está repetindo movimentos semelhantes do passado. A economia ainda mais semelhante ao passado, com os picos de inflação, desvalorização da moeda, queda dos investimentos, fragilidades na exportação e importações...

Na política, a pluralidade partidária pulveriza as demandas eleitorais. Os candidatos hostilizam-se, sem atacarem de frente o que o povo quer ouvir sobre os novos candidatos, que venham a se apresentar... Se, tivemos uma ditadura em 64, temos hoje outra com características de um STF sob o viés de ditadura impondo-se sobre os outros dois poderes, e sobre a sociedade, a quem manda prender e soltar!

No aspecto social, os salários defasados... A falta de oferta de novos empregos... As catástrofes provocadas por falhas em barragens, desabamentos em locais onde proliferam moradias em barrancos e zonas de alto risco, inundações...

A segurança popular fragilizada pela bandidagem armada... A disseminação das drogas, que atinge principalmente a juventude... e por fim, as terríveis consequências geradas pela pandemia do COVID19 e os desencontros políticos com as vacinas, como instrumento eleitoral...

Quase a maioria dos casos citados marcou o nosso passado histórico, daí, posta a questão o título deste texto: “O BRSIL ESTÁ SE REINVENTANDO”!

Mas, a principal oportunidade dessa reinvenção está no momento em que, o povo retomou as rédeas da democracia, e elegeu de forma espetacular e surpreendente o seu Presidente.

Houve com esse evento, que, já passou para os anais da história do Brasil, um “recomeço” com o amadurecimento político onde o povo foi determinante com seu poder de voto, o que jamais havia ocorrido durante o passado da história.

O nosso país foi descoberto por portugueses. Recebeu grande influência de desenvolvimento de italianos, espanhóis, alemães, holandeses, franceses e japoneses! Teve parcela de influências norte americana em tecnologia das comunicações (A TV Glogo nasceu da vinda de técnicos da Revista Time Life americana com equipamentos que tornaram possível a implantação da televisão)... O submarino atômico, ainda em experiência contou com a ajuda da Alemanha... Atualmente a China investe na agropecuária brasileira... etc; E hoje com suas próprias pernas, o Brasil renova seu potencial de reinvenção e já encosta às portas dos países de primeiro mundo com igualdade de condições econômicas, políticas, sociais e culturais!

Jose Alfredo -jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 20/02/2022
Código do texto: T7456215
Classificação de conteúdo: seguro