Lições de Guto
Lições de Guto.
Morei mais de 20 anos em ladeira e um dos meus amigos mais próximos se chamava Augusto, o Guto.
Essa ladeira deveria ter uns 500 metros de extensão, e por ser íngreme, a sensação de seu tamanho era ainda maior.
Sempre me assustei com a velocidade que o Guto descia de bicicleta aquela ladeira, principalmente, quando ele colocava mais alguém para descer junto a ele no quadro.
Depois de um tempo, ele me contou que muitas vezes descia a ladeira sabendo que a bicicleta estava com o freio ruim (ou nem tinha).
Vi muita gente repetindo o que Guto fazia, uns com o mesmo sucesso, outros nem tanto. Não importa. Mais cedo ou mais tarde, lá estavam fazendo tudo outra vez.
Muitos podem achar isso uma grande maluquice, uma estupidez digna da nossa idade, mas a verdade é que eu demorei tempo pra perceber o valor dessa coragem.
É claro que era perigoso. O perigo, inclusive era o ponto principal e era isso que o Guto sempre quis vencer.
Óbvio que ele estaria mais seguro de capacete, e joalheria, mas isso estragaria seu desejo...
O Guto jamais esteve atrás de segurança, ele queria mesmo era a excelência, a maestria - e é isso que faz com que as pessoas realmente estejam mais seguras quanto for possível, ao menos que seja em apenas uma coisa na vida