EMBATES TRANSFORMADOS EM VERDADEIROS COMBATES

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022

É bem possível que o nosso país, o Brasil, não seja e/ou não tenha nenhum paradigma dentre os demais países desse planeta. E em nenhum sentido, quase. Porque muita coisa que acontece nele é de causar espanto. Às vezes, até estarrecimento.

O âmbito político brasileiro é hours concours em lambanças. Mais ainda em maracutaias. Mas também em safadezas, haja vista que consta possuir no âmbito judiciário mais de cem milhões de processos correndo lá diuturnamente. Muitos deles acabam caducando por perda de prazo. O que mostra muita negligência em seus andamentos e desfechos.

E desde que o Presidente Bolsonaro assumiu esse cargo, iniciou-se um processo de oposição a ele que já não está só na política. Também no judiciário ele passou a ser combatido por alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Principalmente por certos deles. O que foge à essência de sua existência no país, que seria a de defender a Constituição Federal.

Três deles, por exemplo, Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, resolveram abrir fileiras em suas ações, posicionando-se completamente contra ao Presidente Bolsonaro. E estão agindo agressivamente. E o primeiro o tem ofendido, com acusações estapafúrdias e ofensas nominais.

Segundo juristas de renomes como Ives Gandra Martins e Modesto Carvalhosa, são vários os deslizes desses e de outros ministros daquele mesmo órgão. E isto deveria ser observado e coibido pelo Senado Federal, mas de acordo com o que dizem, o número de senadores comprometidos com mazelas, os impedem de agir, temendo a reação daqueles ministros que detém o controle de alguns processos judiciais que rolam no STF, cujos processados são alguns daqueles mesmos senadores. Um verdadeiro círculo vicioso.

Nesses últimos dias a situação recrudesceu. Os ânimos esquentaram porque o Presidente da República já torna pública a ideia daqueles ministros em inviabilizar sua candidatura para a próxima eleição, a de Outubro vindouro. E isso é muito grave. Pode até acabar em desestabilizar este país, causando horrores nele e principalmente na população.

É público que muitos dos ministros do STF foram nomeados pelos governos petistas. Infelizmente só um dos ministros do órgão tem histórico de juiz, o ministro Fux. Os demais são no máximo advogados, mas que foram indicados por comprometimento político partidário. Sem contar suas pendências com alguns escândalos, que até agora não tiveram seus desfechos.

A situação não é nada tranquilizadora. É deixar o tempo correr para se saber o que ocorrerá, doravante. Mas uma coisa tem que ficar clara. Não será nada favorável à população.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/02/2022
Reeditado em 19/02/2022
Código do texto: T7455690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.