A ENCOMENDA_PARTE 2

SINOPSE DA PARTE 1

Em uma tardinha de domingo recebi um telefonema aflito de uma amiga, que eu não via há anos. Após recebê-la em minha casa e conversarmos amenidades, soube a causa de sua aflição: no dia seguinte chegaria em sua casa, no Rio de Janeiro, uma encomenda, enviada por um “amor” (estrangeiro, de nome Alexander, 15 anos mais novo que ela, encontrado na internet) e daí a 45 dias o próprio bonitão chegaria ao Brasil para eles “juntarem os panos”. O conteúdo da encomenda era espetacular, tinha desde laptop, IPhone 12LG, anel de ouro, e anel de diamante, até dinheiro para ela comprar uma casa ou apartamento para eles viverem. “Entrei” na história por saber falar inglês e para dizer para o moço que ela estivera apenas se divertindo com ele, mas que não o amava de verdade.

*****************************************************************************

Na manhã seguinte, minha amiga comprou uma passagem de ônibus para o Rio de Janeiro, temendo que a tal encomenda chegasse e ela não estivesse em seu endereço para recebê-la. Ao chegar a seu destino, avisou toda a vizinhança e pediu que não deixassem de chamá-la, se os Correios chegassem procurando por ela.

Espera, espera, espera... espera, espera, espera...espera, espera, espera.... Nada de os Correios chegarem!! Teriam ido ao seu endereço na véspera, enquanto ela estava em trânsito? Enquanto isso, o Alexander começou a mandar dezenas de mensagens, preocupado se minha amiga havia recebido a encomenda ou não. Finalmente, no dia seguinte, ela encontrou uma mensagem em seu WhatsApp: “Olá, senhora Sylvia. Bom dia.”. Tentou ligar para o número da mensagem e ouviu como resposta uma voz gravada, dizendo que a caixa de mensagens estava cheia e agradecendo o contato em nome da TIM. TIM? Como assim, cara pálida? Imediatamente minha amiga encaminhou tudo para mim e meu marido.

Ligamos para o tal número e constatamos que era uma espécie de caixa postal, falava em nome da TIM, mas a foto do número mostrava um local que poderia ser do aeroporto de Guarulhos. Resolvemos entrar no site da “transportadora”, JETBLUE COURIER SERVICES, e digitar o código de rastreamento que o tal Alexander fornecera ao descrever a encomenda. Eureka!! De fato, chegara ao Brasil, no aeroporto de Guarulhos, uma encomenda pesando 21kg (Jesus!!) para minha amiga. Inspirados em Sherlock Holmes, nós digitamos o endereço do remetente (do Alexander) no Google Maps e descobrimos uma casa lindinha, com dois bons carros na garagem. “Hum.... Será que minha amiga iria morar lá um dia?” Pensei com meus botões. Tiramos print de tudo e enviamos para Sylvia.

Orientamos nossa amiga a entrar no WhatsApp do tal número do aeroporto de Guarulhos e deixar o seguinte recado redigido por mim: “Boa tarde, Srs. Recebi o contato de vocês por WhatsApp e preciso de saber de que se trata. Tentei ligar para vocês, mas cai na caixa de mensagens da TIM, que me informa estar cheia. Aguardo ansiosa o contato de vocês”.

Enquanto isso, o Alexander mandava uma mensagem atrás da outra, preocupadíssimo. Disse que não estava nem trabalhando, de tão desesperado!! Minha amiga começou a temer que ele estivesse achando que ela recebera a encomenda e estava dando o golpe nele. “Já imaginou se ele contrata alguém para me matar, pensando que eu o lesei e eu morro inocente, de graça?”, perguntou minha amiga. Rimos muito.

No dia seguinte, minha amiga encontrou em seu WhatsApp um áudio e o enviou para mim. A mensagem era proferida por uma voz feminina, talvez de uma funcionária de uma empresa, mesmo: “Bom dia, sra. Sylvia, Meu nome é Caroline. Eu vou estar passando as instruções para liberação da sua encomenda, tá? A encomenda da sra., devido a ela vir de outro país, tem os valores de taxas e impostos a serem pagos no valor total de R$3.850,00. As taxas são baseadas no país de onde vem, peso do pacote e cidade que será enviada. Caso a sra. consiga efetuar esse pagamento ainda hoje, será feito um agendamento e encaminhado os dados bancários via WhatsApp. Após a confirmação de pagamento, confirmaremos todos os dados tais como nome completo, telefone e endereço, e agendaremos o envio da encomenda até a sua residência, OK?. Fico aguardando o retorno da sra. para que possamos dar prosseguimento.”

Soube desse áudio, porque seria necessário ouvi-lo e passar a mensagem para inglês, já que o programa de tradução automática com o qual Alexander se comunicava com Sylvia só servia para textos escritos, ou seja, não previa versões de áudios. Essa versão era importante, porque era a prova de que a encomenda ainda não fora entregue e que, portanto, minha amiga não era uma golpista. Além disso, como Sylvia não estava disposta a pagar para receber nada, se Alexander realmente considerasse importante que ela a recebesse, ele que lhe enviasse dinheiro para tal.

Fiz como minha amiga pediu, mas, enquanto eu fazia, tive um insight perverso: e se Alexander fosse um traficante? E se a encomenda fosse cocaína? E se ele estivesse tentando fazer drogas chegarem ao Brasil legalmente?

Falei tudo isso para Sylvia e a deixei doidinha. O que será que ela fez? E Alexander, será que enviou os R$3.850,00 para ela pagar a entrega da encomenda? Será que minha amiga pagou a taxa e a recebeu? O que tinha na encomenda que a justificasse pesar 21kg?

Sem sacanagem, meu (minha) leitor (a), a seguir eu finalizarei a crônica. Juro! Não perca!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 16/02/2022
Reeditado em 17/05/2022
Código do texto: T7453796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.