VISÃO DO MUNDO E DA VIDA OU "EU SOU VOCÊ AMANHÃ!"

fevereiro 16, 2022

VISÃO DO MUNDO E DA VIDA OU "EU SOU VOCÊ AMANHÃ!"

O título dessa matéria deveria envolver a todos os que existem e vivem nessa vida e nesse planeta, mas não é isso que acontece. E nem é difícil tal explicação. Só que ela envolve muitas nuances. E por si só definirão as dificuldades de muitos.

Para que tais conhecimentos e constatações, tanto das dificuldades quanto das percepções, possam ser notadas, haveria a necessidade de grande parte da humanidade fosse dotada de uma forte percepção. A cognição.

Seria isso querer demais? Para a maior parte delas, sim. Mas para uns poucos, não. E estes são o que se poderia considerar quase que extra sensoriais. sem exagero algum. Infelizmente existe esse profundo desequilíbrio no mundo. E isso, talvez, explique suas complexidades.

Surpreende um fato. Através da História, bem como da Literatura, mais ainda a Filosofia, onde uma gama de autores se propuseram a externar suas culturas, conhecimentos e práticas, levando a todos os conhecimentos necessários para expressão de uma vida humana consciente, que sempre se disse inteligente, mas que desviou-se dessa essência.

Sendo assim, de alguns séculos para cá, aqueles onde a tecnologia desenvolveu-se mais rápida e aceleradamente, o humano mudou. Quase que radicalmente. A ponto de viabilizar o desmonte desta mesma humanidade, bem como seu fim. E respectivamente o do próprio planeta em que vive.

Para as pessoas que, como eu, adentraram à faixa septuagenária, de certo modo possa ser considerado um castigo. Porque a própria idade restringe e limita certas ações destes. E mesmo que ainda possua a firmeza em suas movimentações, é bem provável que grande parte carregue o peso de alguma doença. Grave ou não. E isto acaba por criar limitações em quase todos.

Independente dessas dificuldades, existem outras. E a diferença entre as culturas e as aptidões, bem como a objetividade em ser útil, são fatores que conseguem abalar a quase todos, com certeza, nesse processo vital. Mas é inegável que a tecnologia formou um paradoxo existencial entre todos.

O simples gesto de apertar uma tecla, a famosa "enter", pode dar a alguém, ou a alguns, uma impressão de fenomenal. Mas esta não é uma condição absoluta. Isto porque numa tarefa profissional faz-se mister conhecer uma gama de nuances que a envolve. E isto é exatamente o que não ocorre nesses dias atuais, onde grande parte das pessoas possuem uma limitação até absurda.

Faz lembrar de uma pequena fábula que conta a história de alguém, cuja atividade consistia em pintar bolinha branca, de preta. E durante certo tempo esta pessoa conformou-se com isso. Mas a partir de um determinado dia insurgiu-se contra isso por analisar que seu serviço não estava à altura daquilo que poderia apresentar e até render.

Isto durante um certo tempo o importunou e incomodou. Porque não sabia para quê servia aquele tipo de ação. Mas com abordagem junto à gerência, este mostrou a finalidade daquele serviço. E isto derrubou por terra todo o pessimismo que havia lhe atingido com relação à pouca importância do que fazia.

Esta seria uma atitude de quase todo aquele trabalhador em exercício. Saber como?, por que?, pra quê?, pra quando?, pra onde? bem como conhecer detalhadamente todas as manobras que incidem nesse desempenho. Mas infelizmente se pode contar nos dedos aqueles que assim agem. Uma pena.

O mundo virou de cabeça para baixo. E essa tal de pandemia/quarentena veio para homologar tal situação. As pessoas, seja lá por temor ou não à elas, esconderam-se. Principalmente no exercício laboral. Quase todos cumprem rigorosamente só o essencial. E às vezes nem isso. Andam criando múltiplas dificuldades em resolverem uma mínima e desimportante situação. E isso tem criado dificuldades a todos. Sem exceção.

Basta que você, leitor, enxergue-se e aos que estejam ao se redor. Mas não se omita nessa análise. Só assim conseguiremos decifrar muitos dos mistérios que nos cercam e nos afligem. Mas, antes e além de tudo, preste muita atenção num pequeno exercício: coloque-se no lugar do outro...sempre. Lembre de uma gozação que rolou anos atrás no dia a dia, aproveitando-se uma propaganda de uma bebida famosa, uma vodka. Ela tinha um teor assim: "eu sou você amanhã". E se referia, claro, à bebedeira do dia anterior.

*Em tempo: essa assertiva se dá pelas dificuldades do autor em buscar resolver certas situações, até simples, mas que esbarram na incompetência, indiferença, negligência, além da má fé, de muitos, dos que estão por aí na vida e no mundo.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 16/02/2022
Código do texto: T7453512
Classificação de conteúdo: seguro