Do que se trata a educação...

Educação não se trata do quanto podemos inserir de conteúdo nas “cabeças” de nossos mais que queridos alunos. Educação se trata de quanto podemos inspirar. Do quanto podemos despertar a curiosidade, a vontade de conhecer, de saber mais sobre algo que mostramos.

Somos condutores, pontes de ligação entre o conhecimento e o aluno. E essa ponte deve ser a mais adaptável e segura possível, pois as crianças, os adolescentes e os adultos que ajudamos a ensinar, não são cápsulas desprovidas de sentimentos, são seres humanos, com dificuldades, dúvidas e aflições. Que precisam, antes de qualquer coisa, de motivação.

Nós, professores, não existiríamos sem nossos alunos, eles são a razão de nosso trabalho existir. E somos da mesma altura que eles, talvez, apenas, com alguns quilômetros a mais de estrada no que condiz às nossas leituras do assunto ministrado… Nada mais que isso.

A maior riqueza que um professor pode passar ao seu aluno é a bondade, é fazer o bem, sem se importar com o que receberá em troca. Não que os capítulos do livro não sejam importantes… Eles são essenciais! Porém de nada adiantará um profissional altamente capacitado, se este não souber a importância da palavra: AMOR.

Claucio Ciarlini (2015)

Claucio Ciarlini
Enviado por Claucio Ciarlini em 15/02/2022
Reeditado em 16/02/2022
Código do texto: T7453124
Classificação de conteúdo: seguro