O confeiteiro e o Presidente JK
O Confeiteiro e o Presidente Jk
Eu não conheci o senhor Hermes, chamava-o de tio,pois era de meu marido .
Ao longo do tempo fui aos poucos tomando conhecimento de sua personalidade ,das suas habilidades na fotografia e culinária.
Tive a oportunidade de conhecer suas fotos e posso afirmar que além de importante, são belas. Fotógrafo da família ,clicou quase toda a geração dos seus ,sempre com a câmera
no pescoço por onde ia registrava o momento.
Fotografia que eterniza expressões faciais, vestimentas,lugares,sentimentos…
Pois tio Hermes vivia no Rio de Janeiro,onde trabalhava na famosa Confeitaria Colombo,lá se especializou na arte culinária,em especial nos doces e bolos,com requinte e arte.
Sempre me causou interesse a história de tio Hermes,elegante no vestir,atento à família.
Nas suas férias,vinha ao Paraná visitar a família de seu irmão Romeu Lemos,morador de Tijucas do Sul e nessas ocasiões fotografava a família e depois remetia a eles ,sempre com uma referência atrás das fotos,com mensagem,data e despedidas!
E tinha uma bela caligrafia,que se pode confirmar nas fotos abaixo!
Numa ocasião ,em 1957,Hermes serviu o Presidente Juscelino,na sede da Revista O Cruzeiro(conforme foto) num evento que lá se deu,porém não detalhou do que se tratava ..
De qualquer forma,foi um momento marcante ser fotografado junto a JK ,do Slogan"50 anos em 5"( Juscelino Kubitscheck).
Numa outra ocasião,tio Hermes fez um bolo para o Presidente Getúlio Vargas por ocasião de seu aniversário,foto também documentada e enviada à família,mas infelizmente não tenho uma para postar.
Por todo lugar que andava,fazia lindas imagens e gostava também de ser fotografado.
Gastava suas férias em viagens e passeios pelo Rio de Janeiro,visitando os irmãos de sua Congregação, tudo devidamente registrado em fotos e visitando familiares do Paraná e Santa Catarina de onde era natural.
Tudo que sei sobre o tio Hermes me foi contada por seus familiares, reforçados por suas fotografias. Um homem que se revelou um Ser bastante ligado à família,facilmente percebido nas suas dedicatórias atrás das fotos!
Gostaria de tê-lo conhecido,mas mesmo assim pude apreciar seu modo de vida,sua Fé,seu senso de consideração aos de seu convívio!
Hermes Lemos,um homem honrado da família Lemos!
Leda Mara Oliveira