LADOS...

OS LADOS DA SOCIEDADE

Afinal, para que lado a sociedade está indo? Para a esquerda?... Ou para a direita? Que caminhada é essa, desvairada, e sem rumo? Uma parcela prefere a direita... Outra a esquerda! Lados são lados, mas, porque essa preferência? Qual as razões que levam a uma ou outra? Que lados são esses? O de fora?... O de dentro?... O de cima ou o debaixo?... O da frente ou o detrás?...

O povo conduz-se como uma boiada sem condutor! Vai para onde o vento aponta, na agonia de uma tempestade, que sopra para todos os lados! É uma alternância de procedimentos, sobretudo “político-ideológico”!

De matizes variadas e históricas, os lados “mais à esquerda” expressam as tendências socialistas/comunistas, contrapondo-se à democracia e ao capitalismo... Com forte presença do Estado, que manda em tudo e por todos os “lados”!

Do outro “lado”, e mais à direita, os do contra... Flertam com a democracia, economia neoliberal, capitalismo que enseja o consumo desenfreado, as liberdades de expressão, os direitos de ir e vir, enfim, é o lado das liberdades e direitos individuais, sem que o Estado possa encetar suas ditames ditatoriais!

Mas, e aqui no Brasil, quais seriam os lados de preferência e que estão se evidenciando segundo as preferências sociais? Bem, começando pelas esferas Institucionais e observando as Casas que representam a vontade popular (?) como o Senado e a Câmara dos Deputados, as tendências estão divididas, pois, há correntes de ambos os “lados”. Como o Poder Legislativo, que gera alguma hostilidade sobre o Poder Executivo!

Por conta do Poder Judiciário, que expressa através dos Ministros togados do Supremo Tribunal Federal, uma forte evidência de que preferem o “lado esquerdo” nas evidências de velada ditadura política mascarada de Justiça, e, que, fazem da jurisprudência apenas um guarda chuva para esconderem suas preferências a esse “lado”!

Em todo o caso, vemos os simpatizantes do “lado esquerdo” protegidos por um bunker blindado por poderosos segmentos políticos/ideológicos, que, digladiam-se contra seus opositores do outro lado: “Os da direita” cidadã, familiar, pró-Bolsonaro, trabalhadores e humildes, cumpridores dos seus deveres, que vão às urnas para votar, que movimentam a economia consumindo, que se manifestam pela fé e religiosidade, enfim, com tantas virtudes, que não são apreciadas pela cartilha do “lado esquerdo”!

Portanto, continuo com essa dúvida... Não vejo claramente, em quais dos “lados” as tendências pendem na balança da vida brasileira? Vejo sim, que, nos aproximamos de uma “encruzilhada eleitoral”. Em breve o povo vai ter que definir sua escolha, e para que lado quer ir, e, analise à luz da razão, as conveniências desses lados! Porque, um é bom e convidativo para a vida nacional, e o outro é nefasto e corrupto, que não se coaduna com os perfis brasileiros!

O semáforo já está com o amarelo a sinalizar “ATENÇÃO”!... Dentro em breve, virá o “VERMELHO” e, em seguida o “VERDE”! É por aí que apresentar-se-ão as direções a seguir. Os “lados” que vão definir, doravante, os rumos e os destinos desta nação, que ainda está em dúvida!

Mas, os “lados” estão bem desenhados no espectro político/ideológico do que está sendo proposto pelos seus aficionados! O LADO DIREITO E O ESQUERDO, já mostram o que vai acontecer se o pais for nas suas direções, respetivamente! Esse é o atual cenário de um futuro próximo!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 14/02/2022
Código do texto: T7452028
Classificação de conteúdo: seguro