II 50 ANOS DEPOIS... 07h47min. (reminiscências)

Os meses que antecediam o final de 1983 e inicio de 1984, foram de monumentais comícios, pelas “Diretas Já”, projeto de lei do Deputado Federal Dante de Oliveira. O primeiro grande comício foi em nossa cidade, em que quase todos os “figurões” da política participaram, mas em sessão histórica da Câmara, em 29 de abril de 1984, a emenda foi rejeitada, em que faltaram os votos de 22 deputados, foi uma grande decepção para o sofrido povo brasileiro, que ansiava, poder eleger o seu presidente pelo voto direto...

Mas, nossa preocupação não se restringia a isto, pois nossa vida iria continuar, com as lidas do comércio, em tempos difíceis, cuja a palavra mais em uso era a inflação. O antigo sócio majoritário da pequena empresa estava se aposentando, com a prosperidade da empresa, conseguira ter um apartamento quitado e outro imóvel alugado, e outras atividades, iriam render um valor, que dariam tranquilidade, ela ele e a esposa, o filho único era piloto, e eventualmente poderia ajudar os pais...

Fizemos um acerto do estoque da empesa, o acerto foi feito em dez pagamentos, que sempre pagamos pontualmente. Entretanto, era preciso conseguir capital de giro para empresa, isto foi feito com a venda de nosso carro, na época um Passat TC 1979, que estava em excepcional estado de conservação, um cliente nosso o comprou, quando dizemos que queríamos vende-lo. Para “reforçar” o capital de giro da empresa, conseguimos um primo na condição de sócio da mesma, que entrou com mesmo valor da venda do nosso carro.

Finalmente em 1ª de dezembro de 1984, a nova empresa, estava devidamente registrada na Junta Comercial do Paraná, quanto ao endereço era ao lado da anterior.

O país atravessava um período de instabilidade na economia, em realmente eram difíceis de superar, cuja a palavra inflação estava sempre presente, objetivando salvaguardar o empreendimento de nosso primo, achamos por bem fazer um acerto com ele, ele, na realidade sua esposa se retira da sociedade, ficando em seu lugar nossa esposa...

Este primo nos emprestara um Opala, ano 74, que estava em estado de novo, e no final acabamos o comprando. Diante da atual conjuntura da economia, era preciso cortar gastos, e o aluguel sempre tem um custo. Reformando e ampliando nossa garagem, deu para fazer nosso escritório, e depósito de mercadorias...

A nós ficava tão somente a “opção”, trabalhar e trabalhar. Até que finalmente apareceu uma “luz no final do túnel”, o Plano Real, com prós e contras... 08h37mn. Continua.

Curitiba, 14 de fevereiro de 2022 – Reflexões do Cotidianos – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/02/2022
Reeditado em 14/02/2022
Código do texto: T7451845
Classificação de conteúdo: seguro