DESAFIANDO A ARROGÂNCIA ("Finja estar fraco e seu inimigo se tornará arrogante e negligente". — Sun Tzu)

A arrogância é um sentimento de grande orgulho e autoimportância, que envolve uma desconexão com a realidade e uma supervalorização das próprias habilidades e capacidades. Quando alguém é arrogante, perde a noção da realidade e subestima os outros ao seu redor. É uma postura que pode gerar problemas e afetar negativamente as relações interpessoais.

Qualquer aluno tem este clichê deslizando facilmente por sua boca: "política e religião não se discute". De fato, com eles é difícil qualquer assunto! Se fazem desentendidos para desgastar o professor. Eu sempre achei necessário discutirmos a política e religião em qualquer lugar e a qualquer tempo como critério de crescimento intelectual e melhoria de vida, mas eles me atrofiam, gracejam e me põem apelidos. Não devemos nos abster dos assuntos que afetam o mundo, pois isso implica aceitar as ações de líderes mal-intencionados. Ao nos envolvermos ativamente e questionarmos questões sociais, nos tornamos agentes de mudança. Exercer nosso poder como cidadãos informados é fundamental para garantir que nossas vozes sejam ouvidas e trabalhar por um futuro melhor para todos.

O estudante critica o professor por expressar suas opiniões, mas desconhece a experiência de ser aluno. É importante reconhecer as diferentes perspectivas e desafios de cada papel para um diálogo respeitoso e colaborativo entre estudante e professor, promovendo uma compreensão mais profunda e uma relação construtiva. É importante cultivar a humildade e o respeito para evitar cair na armadilha da arrogância. — Provérbios 16:18 NVT ("O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda."). CIFA