TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

“TSE” É A BOLA DA VEZ...

Após um período, que ainda retrata desencontros por parte do STF, agora a bola da vez é o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com arroubos de ditadura da informação e sintomas do “não me toques”, com relação aos questionamentos das Forças Armadas para explicações sobre questões técnicas do mecanismo eletrônico, que vai ser empregado nas eleições.

Como se sabe, os militares do Exército Brasileiro possuem um Batalhão de técnicas em cibernética - ( Guerra eletrônica) com condições de avaliar a segurança das urnas durante o pleito.

Mas, ao que vemos, é a empáfia dos Ministros do TSE, com sintomas de orgulho e preconceito aos questionamentos dos militares, que, os estão exigindo explicações sobre quesitos de alta tecnologia eletrônica em cibernética, o que demonstra a grande distância da corte eleitoral, na autenticação e plenitude da confiança, que pode ser demonstrada no processo das urnas para as próximas eleições.

O Presidente Bolsonaro afirmou, que as eleições vão ocorrer em paz e confiabilidade! E, os militares, convidados nesse processo pelo próprio Presidente, já estão se envolvendo tecnicamente, e, plotaram algum ponto ou pontos de “vulnerabilidade” por parte das urnas, que serão utilizadas!

Foi então elaborado um questionamento exigindo respostas do TSE, o que causou clima hostil nas repostas dos Ministros dessa corte! Ora, uma coisa é a dimensão política sobre o tema, mas, convenhamos, que, a outra coisa, e, totalmente cabível no momento de incertezas, são os militares oferecerem seus préstimos nos conhecimentos técnicos sobre o esquema cibernético, que envolve as atividades, que antecede, as durante, e as que sucedem ao pleito eleitoral, para o qual foram convidados pelo Presidente!

A lógica é a que deixa bem claro, quanto aos militares nesse processo: A “segurança de sua presença nos recintos de apuração, fiscalização das urnas e de certo controle e conduta pautada pela honestidade e responsabilidade cívica”, coisa que eles bem o sabem e são capacitados a fazer!

Muito desencontrada e rançosa foi a reação da corte Suprema eleitoral demonstrando, assim como tem procedido a seu co-irmão, o STF, todo o ranço e empáfia, por ter sido questionado e solicitado explicações técnicas das Forças Armadas naquilo que, por dever de justiça, os militares têm que fazer: “Levantar prós e contras quanto a confiabilidade e as possibilidades de vulnerabilidades do sistema, para análises de competência do órgão, que como se sabe é especializado na área da cibernética”!

Parece-nos, com as repetidas atitudes do STF, que, o STE também resolveu tratar com distanciamento do “não me toques” e a “empáfia da sua ditadura”, com a intuição de esconder num bunker sua desconfiável capacidade para gerir o processo, que, diga-se de passagem, ainda não apresentou confiabilidade total e plena para a realização satisfatória de eleições limpas, transparentes, honestas e isentas de qualquer tipo de falcatruas!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 11/02/2022
Código do texto: T7450174
Classificação de conteúdo: seguro