QUE É O HOMEM...

QUE É O HOMEM...?

Bastou um passeio à noite para que o Salmista, contemplando as estrelas no céu, para inquerir a si mesmo: “Que é o homem...?” Bilhões e bilhões de galáxias, com seus bilhões de estrelas, deixando ofuscada a sua mente, mesmo a olhos nus, quando ainda não havia o telescópio. Certamente que seu pescoço doía em permanecer esticado, estático, se abeberando da grandeza do Criador, ou quem sabe se deitado ao chão em transcendente emoção, fechava os olhos, se apalpava ante a intrigante pergunta que sua mente formulava: “Quem é o homem...” A criação de Deus o faz passear pelo imaginário, como que forçando a pensar na grandeza da criação, cobrando a si mesmo e a própria humanidade a se render e agradecer jubilosa a beleza das obras das Suas mãos. Tal admiração deram palavras ao pensador em dizer: “O ser humano é tão insignificante e, no entanto, tão grande; tão pequeno, mas tão importante; tão tolo, mas tão sábio.” Tão grande foi a admiração de Davi, quando na sua descrição no Salmo oito que induz sua mente à perguntar quanto ao que poderia ter pensado o Criador acerca do homem. Afirmava Pascal: “Oh, a grandeza e a pequenez; a excelência e a corrupção; a majestade e a maldade do homem”. Como entender a humanidade em dias tão distantes no tempo, mas, tão perto de tanto conhecimento. O distanciamento do seu Criador, a prestação de gratidão e reconhecimento no exercício da inteligência, por que não mais próximo do que distante, quando a grandeza do homem deveria refletir a imagem e semelhança com que fora criado? Aqui reside toda desgraça humana – distante de Deus, o homem está sempre em busca de si mesmo, por se achar senhor de todo conhecimento, caminha para o abismo. Sem os valores inspirados em Deus, continua a caminhar, perdido e sem rumo. Entre o bem e o mal, muitos seguem o mal, e para tanto, ignorando os princípios estabelecidos por Deus, dados ao homem na sua vida temporal. Me parece que as luzes das cidades ofuscaram os céus, e as estrelas já não podem ser vistas. Na sua miopia caminha cabisbaixo olhando para o chão como fazem os porcos, não consegue mais enxergar os valores espirituais em lugares limpos para sua grandeza, pelo contrário, já não percebe que caminha no lamaçal, e, portanto, vivendo na lama onde impera o mal, e o Diabo faz morada. Quem é o homem...? Concordando com Pascal, a grandeza do homem está em seu caráter e temor a Deus, no fulgor de sua inteligência obrando o bem, construindo templos à virtude, cavando masmorras aos vícios, sim, honrando o seu Criador. Quando caído, não vendo a sua pequenez, chafurdado na lama do pecado (que nada mais é do que desobediência e desagrado a Deus) muitos caminham sem direção, perdidos, desfigurados, sendo presas fáceis para o inimigo do bem. Em contraste à excelência em que alguns se projetam fazendo o bem, construindo pontes de amizades, vem também a destruição da razão como atributo na unidade com seus iguais. Para alguns, a admiração por seus feitos que enobrecem a todos, pela expressão de suas inteligências – nossos iguais, capazes de construir grandes edifícios, pontes que atravessam os mares, naves que levam ao espaço, máquinas capazes de desvendar as profundezas dos mares. Para tantos outros, o vício da corrupção, a ganância imobiliária que comprime o espaço urbano de morada; o roubo dos cofres públicos, o poder usurpador dos mais fortes; a justiça que é iníqua e má, tão corrupta quanto a política, mesmo sabendo que deveriam preservar direitos e valores. Pascal estava certo, toda essa majestade que enaltece o homem na sua bondade que acolhe seu próximo, contrasta com o mal que é capaz de destruir a beleza das matas e florestas a bem de sua conta bancária; a agressão às crianças, mulheres e os velhos, sem nenhum temor a Deus, sem nenhuma compaixão. Quem é o homem...? Essa maravilha da criação, feitas para o louvor e glória do Criador, já não tem merecido os favores de Deus. Por não se renderem a Deus. Ante seu pecado, justos pagam o preço pelos injustos – juntos enfrentam a seca – a água já não jorra mais, a semente não brota, morre o gado, falta a comida na mesa. Até quando haverá sequidão na alma de tantos? Até quando o mal vai reinar? Quem é o homem...? sozinho e sem Deus? Será que ainda tanta gente vive alheia à vontade de Deus que nem percebe o estado caótico para onde caminha? Pois bem, esse ser fantástico que somos, por ignorar o senhorio do Criador, continua andando em caminhos tortuosos em iminente perigo, tanto nesta vida quanto para a eternidade. Tudo passa, o mundo vai passar, no entanto, o que Deus determinou, está acontecendo, e não tardará o fim. Quem é você? Que dizem que eu sou?

10-02-2022