Humildade
Não sei se sou digna de descrever este dom. Mas tentarei dentro dos meus limites, humildemente.
Humildade... a palavra em sua extensão, já diz muito!
É singeleza de coração, acompanhada pela mansidão.
Humildade e mansidão são inseparáveis. Jamais seremos humildes, se não formos mansos de espírito.
A humildade é um dom indescritível!
Quem o tem, não vive declarando abertamente, demonstra pelos atos, simplesmente.
Há vários conceitos distorcidos de humildade. Muitos pensam que é o principal sinônimo de pobreza. Que engano! Há quem diga: como é humilde aquela pessoa... Quando de fato, é apenas pobre.
A pobreza nem sempre é identificada pela humildade. Conheço pessoas paupérrimas, nas quais o orgulho predomina. Enquanto que outras, sendo ricas, a sua humildade a todos contagia.
A pobreza espiritual é mais ridícula que a material!
Podemos entender as condições que levam uma pessoa a ser pobre materialmente. Só não conseguimos compreender, como pode alguém ser tão pobre espiritualmente!
Para tornar-se rico de espírito, não é necessário ter dinheiro. A riqueza espiritual não se compra em lugar nenhum. Esta riqueza, germina do íntimo do nosso ser; lá de dentro, onde ninguém consegue ver. É por esta razão que não se exibe, não tendo nenhum interesse em aparecer.
Ser humilde... é ser simples realmente. Diante de tanto orgulho dominante, é ser totalmente diferente.
Ser humilde é ter um caráter pacificador. É ser modesto em suas convicções diante dos orgulhosos alterados... É saber se sobressair em meio a soberba que afeta os seres humanos. Pra que o orgulho? pra que tanta imponência? se somos apenas como um sopro e a qualquer momento poderemos deixar de existir? No livro de Provérbios relata bem o contraste entre a soberba e a humildade: "a soberba precede a destruição, e a altivez de espírito a queda"; "antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade"; "O galardão da humildade é riquezas, e honra e vida"; Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes".
Pv.29:23 - A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.