NÃO DIGAM QUE DEIXEI DE FALAR DE FLORES!

"Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a primavera de aparecer." Pablo Neruda

A Humanidade inteira padece com a pandemia, sofrendo com os prejuízos por ela causados em todas as áreas, com a supressão de vidas, sequelas deixadas pela doença, aliadas aos traumas sociais e econômicos.

Ortega y Gasset, filósofo espanhol, afirmou que: ""Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim".

Isso contextualiza o momento pelo qual passamos e nos coloca o desafio de, como núcleos do "pequeno universo" que nos rodeia, o que seria a circunstância antes mencionada, de buscar incessantemente fazer as alterações para que ocorram as mudanças indispensáveis à melhoria desse ínfimo espaço do qual somos o centro.

Para atender esse desafio que nos é proposto de forma sistemática, devemos comparar o nosso agir com o trabalho do jardineiro que, embora correndo o risco de se ferir com os espinhos das roseiras, não deixa de cuidá-las pela ímpar beleza das rosas.

Nossa dedicação em lidar com as adversidades que as circunstâncias nos trazem, com a finalidade de construir uma realidade melhor e diferenciada, é determinante para que mudemos, para melhor, o "nosso mundo" de forma a que, com a reunião de mundos melhorados, tenhamos uma sociedade menos injusta e menos imperfeita.

Nunca desista!

Algumas críticas motivadas por sentimentos não nobres de que são dotadas as pessoas acomodadas ou acovardadas podem ocorrer.

Algumas flores podem ser cortadas, mas nada impedirá o retorno da primavera e com ela muitas outras desabrocharão e exigirão que delas cuidemos para que nossa caminhada seja mais serena e com a mesma beleza que o humilde jardineiro sabe admirar!