Se ela

O corpo dela era simples. Ela era padeira e trabalhava das cinco da manhã até às duas da tarde e folgava uma vez por mês aos sábados. E se chamava de Ramifica e era casada com Jonas que estava desempregado há cinco anos e que vivia de bicos. Jonas um dia chegou tarde a casa e ela ficou preocupada e ele chegou com uma rosa e dois bombons de chocolate com morango e disse: querida, arrumei um trabalho. Ela pulou de alegria e ele disse que era de repositor num mercado do bairro e que pelo currículo dele com o tempo poderiam subir até de cargo. Era domingo e ela foi trabalhar toda feliz. Deu segunda. Jonas foi trabalhar as oito e ficou lá até as três conforme assinará o contrato. E no primeiro dia recebeu um adiantamento e levou um pedaço de carne bem barata para fazer em casa para agradar Ramifica a boa esposa. Passou um mês e ele ganhou um salário de quase dois mil reais e ganhava e ele trabalhava bem. Ramifica e Jonas resolveram noivar para se casarem se desse certo dentro de um ano perto de agosto. E Ramifica ficou grávida e teve uma menina com oito meses de gravidez e hoje faz dois anos em que a menina nasceu e se chama Doravante. Jonas foi promovido duas vezes e hoje é gerente de todo o mercado de dia e de noite e tem trabalho bem acumulado mais a esposa o ama. Ramifica Jonas e Doravante foram morar numa casa própria para eles três dando uma entrada de cem mil e mais quinze anos de parcelas sem juros a pagar, e é uma linda casa própria nova e com uma garagem e uma vista ao bairro belo. Hoje faz dezessete anos que Jonas está na empresa e é o dono do mercado. Já Ramifica é coproprietária da padaria em que trabalha. Doravante brinca em casa com uma babá que cuida dela o dia inteiro e que adulta viria a ser dona do mercado e da padaria. E desde que Jonas alcançou os noventa e dois anos se aposentou e a filha Doravante tomou conta do mercado e da padaria também da mãe. Doravante trabalhou a vida inteira aos dois pais e Jonas morreu com cento e doze, Ramifica com cento e oito e a doce Doravante partiu com cento e onze quase completos de idade. Doravante se casara com Joaquim e teve dois filhos de nomes Eito e Sujeito e um foi advogado e o outro contador e as mulheres deles dois se chamavam de Agonia e Semântica e deram cinco filhos aos dois de nomes Sereno, Bondoso, Eustáquio, Frenético e Presente hoje com vinte, trinta, trinta e dois, vinte e cinco e vinte e nove. Era chamada essa família a de ramificada por causa da matriarca a Ramifica. E Jonas quando morreu se inscreveu no seu túmulo: foi fiel, leal a Deus em seus princípios e nunca traíra a boa esposa. E ela no velório dele afirmando com a cabeça e com o coração dizia: tudo o que se escreveu dele não passa de pura verdade. E marido e mulher foram como Romeu e Julieta àquela pizza predileta de um casal que se ama ternamente na riqueza e pobreza, saúde e doença, na vida ou na morte. Jonas foi um cara excepcional e Ramifica uma mulher dentre poucas como fora sem igual. Parabéns meus caríssimos seres de um intenso e longo e propenso amor.

Gumer Navarro
Enviado por Gumer Navarro em 06/02/2022
Código do texto: T7446025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.