HISTÓRIA...
HISTÓRIA MUTANTE
A história da sociedade tem como uma de suas principais características ser mutante. Ou seja, ela está sempre mudando ao longo do tempo.
Nos períodos revolucionários de ditadura militar, o povo era sobressaltado com as ações dos guerrilheiros que executavam suas vítimas, com armamento pesado roubado em ações criminosas.
Os grupos como MR8, VALPAMARES, PCdoB, Ação Libertadora Nacional (ALN), COLINA – Comando de Libertação Nacional, VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), entre outras, comandavam e executavam as ações guerrilheiras de sequestros e crimes para enfrentamento ao governo militar da época.
A ideologia era a comunista que regia seus planos, segundo as cartilhas Soviéticas, Chinesas e Cubanas... Os grupos assaltavam os bancos para auferirem recursos em dinheiro e se armarem.
Mas, como disse, a história é mutante. O tempo passa e a cultura o acompanha com novas premissas ideológicas e novas maneiras de pensar e conceber questões polêmicas, como, hoje e por exemplo, com a sociedade, que, se arvora contra o crime das drogas e do tráfico!
Neste século XXII, parcela de bandidos, que se armaram, criaram um Estado paralelo e dominam os morros e as favelas das grandes cidades, para disseminarem o consumo das drogas sob as práticas do tráfico armado e aparelhado para enfrentar até a polícia com relativa facilidade e condições bélicas.
Nos tempos da ditadura, a ideologia era a comunista e opositora aos militares que estavam no governo. Hoje, temos uma ideologia do ganho fácil, em cima do vício das drogas. Dominadas por esse vício, grande parcela da juventude e de adultos, consomem drogas, que demandam um caro e rico comercio clandestino e que rende muito dinheiro aos traficantes!
Esse “comércio” é alimentado politicamente e juridicamente por “caciques das esferas executivas” que detém poderes financeiros e buscam nessa demanda, domínios e consolidam poderes, principalmente entre as classes mais pobres do povo!
Então, a ideologia atual que alimenta essas atividades “guerrilheiras nos morros e favelas”, é o ganho fácil em cima dos consumidores já viciados e dependentes químicos da maconha, LSD, cocaína, e outras anfetaminas, que buscam em desespero, seus fornecedores, nem que seja para isso, serem mortos e fuzilados!
A história é a testemunha do tempo. Tempo em que parcela de guerrilheiros armados, organizavam-se em grupos para realizar seus sonhos de derrubada do capitalismo e poderio econômico americano, escorados nas cartilhas comunistas, e, na tentativa de transformar o Brasil numa República sindicalista e operária. O comunismo da época pregava a tomada do poder e a mudança do país à semelhança “cubana”!
A história entrou no Século XX e XXI, e o foco ideológico também acompanhou a nova demanda ideológica. Atualmente esse mesmo capitalismo, combatido pelo comunismo, enfraqueceu seu fogo e atividades... Embora se perceba ainda, como diz o ditado, “onde há fumaça há fogo” a presença velada do pensamento comunista/socialista instalada nas classes políticas e intelectuais da nação...
Mas, o que está mais evidente e invade a paz e a tranquilidade da sociedade é a grande demanda pelas drogas, e os grupos traficantes organizados, armados, sabedores de que seus cofres estão sempre cheios com os recursos financeiros vindo dos viciados, e tudo sob a proteção de poderes financeiros e políticos, que não apenas estão alinhados com o tráfico mas com os consumidores!
Jose Alfredo - jornalista