O PADRE com olhos de PERISCÓPIO (histórias reais)

De acordo com a INFOPÉDIA DICIONÁRIOS PORTO EDITORA, temos a seguinte definição para a palavra “periscópio”.

— (FÍSICA) - PERISCÓPIO* = aparelho ótico usado nos submarinos, nos carros de assalto, nas trincheiras, etc., formado de um tubo munido de espelhos ou de prismas de reflexão total, destinado a dar imagens de objetos inacessíveis à visão direta do observador.

* definição extraída de: https://www.infopedia.pt/dicionarios

..............

Voltando aqui, o Tex.

Agora, vamos atrás do assunto do título na abertura deste resumo, do Tex.

Qual a origem da expressão: “ficar com um olho no padre e outro na missa”?

De acordo com o portal que tem o sugestivo nome de “QUERO MORAR EM NITERÓI”, essa é uma expressão que surgiu com as guerras, antes da sofisticação dos equipamentos modernos que são utilizados nas batalhas praticadas com invasões pela costa marítima.

Veja isso aqui abaixo. Ao final, eu volto.

//

(TÍTULO) : JÁ OUVIU A EXPRESSÃO: “Um olho no padre, outro na missa”?

— Publicado em 01/07/2021 por “QUERO MORAR EM NITERÓI”

................

Tal expressão é utilizada para quando queremos que alguém preste mais atenção ou fique atento. Tal expressão se perde ao longo da história. Nesse caso, a expressão remonta aos padres que ficavam em fortes e fortalezas do exército ou da marinha de frente para rios ou o mar.

Era comum nesse tempo, que os soldados e os demais oficiais participassem da missa aos domingos, nos dias litúrgicos e outras datas, então os soldados se reuniam geralmente em uma capela, já que na maioria das vezes não havia igrejas dentro dos fortes.

Lá, o padre rezava de costas para os demais, olhando para o crucifixo, ou a imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou de algum santo, contudo, nessas capelas existe uma pequena janela construída em um ponto estratégico, geralmente na entrada ou curva de um rio, ou na entrada de uma baía.

Assim, quando o padre rezava, ele ficava atento à missa e atento à janela; e em caso de ele avistar um navio inimigo ou algum navio suspeito, ele daria sinal para os soldados retornarem aos seus postos. Daí os soldados terem que ficar com “um olho no padre, outro na missa”.

\\ ASPAS fechadas para o portal de internet: “QUERO MORAR EM NITERÓI”.

Confira isso em: https://queromoraremniteroi.com.br/ja-ouviu-a-expressao-um-olho-no-padre-outro-na-missa/

::::::::::::::::

Voltando e encerrando aqui, o Tex.

E pensar que muita gente pensava que o herói era o soldado...! Né não?

::::::::::::::

Da série: “Padre, herói!”