Sem graça, insípidas, tristes

Outro dia vi dois Sienas quase iguais estacionados lado a lado na charmosa e larga Monsenhor Clóvis. Eram dois Sienas de mesma cor, mesma dimensão, mesma quantidade de portas, mesma numeração das placas, só diferenciando as localidades de origem. Um vinha de Vinhedo-SP, o outro de Vassouras-RJ. Nesse dia, dobrei minha aposta no jogo do bicho. Perdi, infelizmente, mas ganhei esta grande descoberta: saber da existência dessas cidades.

Hoje caminho pela mesma Monsenhor Clóvis, a charmosa e larga, à procura dessas coincidências, dessas placas de cidades que desconheço a existência e sua numeração. Uma numeração que me inspire sorte no jogo do bicho. Mas as placas que encontro não me dizem nada. São sem graça, insípidas, tristes. Iguais na cor, no azulzinho metálico, na dimensão. Não dizem de onde vêm, o município e o estado a que pertencem. Dizem apenas "Brasil" e trazem misturados números e letras, para mim irreconhecíveis.

Essas placas do Mercosul estão acabando com o meu barato. Um de meus principais passatempo sempre foi observar placas de carros, em busca de instrução geográfica e números capazes de me trazerem sorte no jogo do bicho. E como quase nem sonho, placas de veículos sempre foram minha fonte de inspiração. Mas agora esse lazer está com os dias contados. Em breve não saberei a origem dos carros que observo, e minhas aulas práticas de geografia e numerologia findaram.

Desde já me sinto nostálgico. Sei que dificilmente, como me ocorreu recentemente, encontrarei aqui em União ou em qualquer lugar do país um Gol de placa Gol 6969, vindo da distante Três Lagoas-MS. Os Gol de placa Gol 6969, vindo da distante Três Lagoas-MS serão extintos. Darão lugar aos Gol de placa com a inscrição "Brasil" destacada em azul metálico, números e letras misturados e código QR Code.

Por causa dessas placas Mercosul, o Brasil vai perder mais de 5000 municípios e o jogo do bicho, um de seus principais clientes.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 05/02/2022
Código do texto: T7445248
Classificação de conteúdo: seguro