ROLANDO BOLDRIN, O "SENHOR BRASIL" !

ROLANDRO BOLDRIN, O SENHOR BRASIL" !

Em menos de 3 dias o nome e a figura de Rolando Boldrin me vieram á mente duas vezes: no Facebook -- que faz convite para seu programa dominical ainda ativo na antiga TV Cultura -- e, ontem, numa bela revistinha cultural muito criativa (da TAM... quem diria !), o "Almanaque de Cultura Popular BRASIL", de abril/2008, seu 10º ano. A revista é (era ?) esplêndia, quem encontrar "em sebos" compre TODAS, cada uma vale seu peso em ouro. Neste exemplar citam que 3 de abril é o DIA DA VERDADE... pois é, que surpresa ! O "Primeiro de Abril" nasceu na França, segundo a revista, era quando cada Ano "começava". A Igreja decidiu acabar com a farra, criando novo calendário. Vai daí a francesada manteve a data anterior como um FALSO INÍCIO de ano, com "falsos votos" de feliz entrada e "presentes' de sacanagem. Boldrin está na publicação com um "causo" de seu livro de 2001 -- que conto no fim deste artigo -- mas me lembrei dele em minha juventude, no Morro onde nasci.

Nosso Morro, em Copacabana, passou sem luz um bocado de anos, uns 20 ou 30... lá pelo ano de 1969 ou 70 o "senhorio" -- que cobrava "aluguel" do terreno -- resolveu "dividir" a luz de sua casa com os demais vizinhos, apenas "1 bico" por barraco. Como barraco não tem divisões servia bem e eliminava as fedorentas lamparinas de "querosena". Cobrava também pela "luz de terceira", amarela, nem dava pra ler. Compramos às escondidas uma TVzinha "Baby Empire", 14 polegadas... mal ligamos, a "bandida" "chupou" a energia elétrica dos barracos todos, deixando todo mundo no escuro. Aborrecido, o senhorio Damião "esculachou" minha mãe -- que nem sabia nada da estória -- e nos cortou a luz. Aborrecidos, nos juntamos a 2 outros vizinhos, fomos a LIGTH várias vezes, até conseguirmos pôr luz boa e forte em todos os barracos, findando com a renda do "português", que quedou só com os aluguéis, isso até 1983.

Onde entra BOLDRIN nessa aventura ?! Passamos a comprar discos e a poder ver TV (isso lá por 1973), assistindo aos programas sertanejos -- vínhamos do interior do Paraná -- e, claro, os com Rolando Boldrin. Adiante, Lima Duarte o substituiria ! De Boldrin tivemos um LP belíssimo, onde cantava a faixa "Futebol da Bicharada", canção humorística MUITO INTERESSANTE. E a Vida seguiu... uma construtora "pagou o IPTU" da "pedreira", poz a pobretada "na rua" e lá surgiram prédios imensos em 1985.

Agora, abro a revista e lá vem Boldrin com um dos seus "causos", que reconto á minha maneira:

"Ía o turista pela feira quando deu de cara com um malandro carioca vendendo periquitos:

-- "Olha aí, o periquito, freguês... macho é 1 CONTO de réis, fêmea só 500 réis" !

-- 'Bem, eu quero um macho ! Mas, como vou saber que é... macho" ?!

-- "A gente vê isso já-já... pelotão, EM FORMA" !!!

E a periquitada fez várias filas. Com um apito, comandou:

-- "Em frente, MARCHEM... meia-volta, volver ! Priii, acelerado" !

Lá se foi meia hora e a periquitada começou a "cair dura", pezinhos pra cima !

-- "Camarada, eu não tenho o dia todo... me dá logo o MACHO" !

De repente o menorzinho, bem maltratado, mirradinho, pára em frente aos 2 marmanjos, "enche o peito" e fala;

-- "Como é, palhaços, vão "torrar o nosso saco" o dia inteiro" ?!

-- "'Taí o seu macho... esse é MUITO MACHO, o resto é tudo "maricas" !

"NATO" AZEVEDO (e Boldrin) em 1º/fev. 2022, 17hs