O SENTIDO DA VIDA
Em um remoto tempo, cri que a vida era apenas para ser vivida e nada mais. No Entanto, com o passar dos anos fui entendendo que a vida esconde lá os seus segredos e os seus vastos ensinamentos... A primeira lição que experimentei na vida foi o amor. Ah, esse amor que toda adolescente se deixa sonhar com o príncipe encantado... como nós, meninas somos tão bobinhas a ponto de crer numa coisa dessas e por tanto tempo em nossas vidas... somente os românticos pensam desta maneira e cá para nós, somos as quem mais sofre por pensar e querer que a vida nos dê esse valioso presente. Mas, como disse, nem sempre cri que o príncipe encantado fosse aparecer, afinal todo sonho se esvai com a desilusão que o amor mal correspondido te oferece... e foi assim, com minha vida também, me desiludi totalmente de corpo e alma pelo amor a dois, pelo menos durante alguns anos em minha jornada.
Há certas pessoas que se entregam tão profundamente em relacionamentos que com o passar dos atos e fatos, não percebem o quão fundo mergulham e quando olham para cima percebem a fraqueza de enfrentar a si mesmo, de querer uma vida diferente, uma nova história, outras vontades... e assim, vamos deixando até o desgaste total nos ferir a ponto de nos deixar à deriva de nós mesmos... Isso também ocorreu comigo. E não foi nada fácil sair desse “loop” e vez ou outra tenho pesadelos. Talvez a vida me brinde com um amor diferente, sem mentiras, sem mágoas, pensava..., mas logo desistia de tentar.
Assim, se passaram doze anos incompletos até eu rebelar contra a minha própria covardia moral. Decidi que enfrentaria o mundo externo, sairia então da masmorra psíquica a qual eu mesma me coloquei e abri novamente as portas do meu coração na intenção de deixar alguma brisa passar e me trouxesse algum alento para os meus desencantos. Não encontrei de pronto, mas, encontrei na poesia a chave para abrir as algemas que eu as mantinha cerradas em minha alma durante muito tempo. E desde então, tenho a poesia como minha fiel conselheira onde em momentos de inquietude ela me transforma, me tranquiliza e me dá as repostas para as minhas incógnitas. Com a poesia, conheci o amor em palavras em versos, em sonetos, em cordéis. Com a poesia conheci poetas que me encantaram com suas rimas e me ensinaram como é difícil amar e ser amada. Mas o mais importante é que aprendi a ser eu mesma, a gostar de mim, me valorizar como pessoa independente do que sou e fui capaz de ser no passado. O passado, meu pior inimigo, deixo para trás todos os dias de minha vida. É uma luta diária para que eu o mantenha o mais distante de mim.
Aos cinquenta e cinco anos, entendo que é para mim a poesia o que mais faz sentido na minha vida, pois, com ela fica mais fácil seguir mesmo que as pedras ainda insistem em machucar os meus cansados pés.
(Simone Medeiros)