Solidão

SOLIDÂO é lava que cobre tudo, afirmou Paulinho da Viola num dos seu grandes sambas, A Dança da Solidão. O Huaiss diz que solidão é estado de quem está ou se sente só. Concordo com o sambista e o dicionário. No entanto, a solidão pode, às vezes, não ser negativa. Ela pode durante a vida ser necessária, ou seja, funcionar como solitude, que é um estado de isolamento positivo.

Sim, há momentos que a pessoa precisa recorrer à solidão tipo privacidade. São os momentos de reflexão, bakanço da vida, meditação, enfim, tempo para pensar. Vejam bem, às vezes estamos no meio de uma multidão e nos sentimos sós. Mas às vezes estamos sós e conversamos com Deus. Ninguém rexavde verdade em meio a multidão. Nem reflete. A solidão positiva é necessária.

Tem mais, quando envelhecemos ficamos meio isolados. Triste? Não. Dizia Bergman, o cineasta: "Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto escala as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a visão mais completa e mais serena".

Por fim aos que como eu estão envelhecendo, no outono da vida, aconselho não entristecer e nem virar vinagre, não azedar. Fazer o que Sim Helder sugeriu: envelhecer como os vinhos envelhecem, tirnando-se melhores. Nada como citar uma frase de Garcia Marquez: "O segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto com a solidão". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/01/2022
Código do texto: T7441488
Classificação de conteúdo: seguro