Todo pirata tem cara de pau, olhos abertos e...

Prestes a completar 10 anos de casados, o Alaor concluiu que era hora de presentear a esposa com o relógio mais desejado pelas mulheres - um Bulgari Serpent Tubogas -, modelo de fabricação italiana por quem a atriz Elizabeth Taylor tinha verdadeiro fascínio e não ia a eventos sem ostentar o seu. A joia tem um design em formato de serpente e Elizabeth escondeu por muitos anos quem lhe fizera esse agrado, já que na época era casada.

Alaor pesquisou e descobriu que uma relojoaria no shopping X poderia ter à venda essa famosa preciosidade.

Mesmo com um cliente em potencial, Aziz tomou algumas precauções. Uma delas, 20 minutos de conversa. E não admitir, a princípio, que um objeto desse valor estivesse disponível no momento.

Convencido, o comerciante expôs o relógio dentro de um ornamentado estojo. Alaor ameaçou pegá-lo, mas foi alertado que só poderia fazê-lo se fosse protegido por um tecido de veludo. Contato direto com as mãos, nem pensar.

- Um pouco leve pelo preço! Brincou Alaor. Tem alguma garantia de...?

Aziz empalideceu. Poderia ser alguém da PF, da Receita... Ou alguma coisa a ver com aquele ex-governador de São Paulo? E abriu o jogo:

- Doutor, esse é uma cópia perfeita do original, usamos para amostra. O verdadeiro - e só tenho um exemplar -, está no cofre. Segurança. Entende? A garantia está na minha atividade. São mais de 30 anos nesse ramo.

E o ‘doutor’ apresentou-se:

- Senhor, sou promotor de Justiça, mas não estou aqui para fiscalizar seus negócios; só não quero ser lubridiado, pois isso levaria a uma ação com danos irreparáveis ao seu patrimônio e sua reputação.

Alguns minutos depois, outro Bulgari (um pouco mais pesado) estava, com cuidado redobrado, nas mãos do comprador.

Aziz fechou a loja duas horas antes do habitual e foi para casa comemorar mais uma venda sem o certificado de fabricante. Garantia? São mais de 30 anos...