SUSTOS E SOBRESSALTOS EM NOSSA COLETIVIDADE
Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022
Para quem já viveu muitas décadas neste país, pode testemunhar acontecimentos variados, bons e ruins, durante esse tempo que passou, desde 1946 para, nesse ano que estamos, o de 2022. Mas é claro que muitos deles já não estão em nosso meio nessa atualidade.
Fica até difícil apontar-se uma data certa para o início das más ações de muitos. Mas é sabido que a partir de 1964, foi que elas começaram, com a insurgência de alguns, lançando-se à luta armada, alegando libertar o Brasil de cair num determinado regime contrário ao que diziam ser o democrático, quando na verdade essa gente fazia parte desse lado que alegavam lutar contra; socialismo/comunismo.
Felizmente, naquela ocasião, as Forças Armadas intervieram nesse processo, derrubando por terra todas as possibilidades que aquela gente poderia possuir para mudar o regime em nosso país. E assim, elas tomaram o poder durante vinte e hum anos, quando em 1985 o devolveram à população.
De lá para cá, infelizmente, tivemos o retorno daqueles que puxavam ao contrário no tocante à legalidade. E o país entrou num processo de degradação horripilante que anda tirando a tranquilidade de grande parte da população brasileira. E nesses últimos tempos, estamos esbarrando em situações que podem nos levar até uma guerra civil.
A democracia anda correndo pesados riscos com condutas de muitos que andam desrespeitando a nossa própria Constituição Federal, CF, passando por cima dela, que defende a independência entre os Três Poderes da República. E isso posemos assistir facilmente com atos vis de ministros do Superior Tribunal Federal, STF, bem como de boa parte de membros do Congresso Nacional, que não andam seguindo a cartilha de nossa lei maior, a CF.
O próprio Presidente da República, Sr. Bolsonaro, anda sendo desprestigiado por essa gente desde o primeiro dia em que assumiu seu governo. E pelo menos dois ministro do STF andam buscando desestabilizá-lo. O ministro Alexandre de Moraes intimou o Presidente a depor nesta sexta-feira, 28, num inquérito sobre vazamento em informações na Polícia Federal.
Este é um caso de desrespeito à Constituição Federal que determina que o Presidente da República só pode ser processado com a autorização do Congresso Nacional, daí serem inócuos esses atos de convocação do Presidente, como faz o ministro Alexandre. Está passando por cima da própria Lei Maior brasileira.
E retornando ao início, quem já viveu muitos anos nessa vida e vê o que anda acontecendo nesse país, só pode entender que o próprio Presidente da República não anda exercendo o seu próprio poder. Nisso, ele não deveria permitir tantas ações irregulares. Contra si e também contra qualquer outro cidadão brasileiro, como vimos vários casos acontecerem nesses últimos tempos.
A Constituição Federal possui instrumentos que permitem ao Presidente da República agir em situações como essas. E espalhado pelo país à fora, existem pessoas que andam esperando e contando que isso aconteça. A desordem já começa a tomar conta do país. A violência anda imperando em muitos lugares, as mortes surgindo e aumentando, fazendo com que a população se sobressalte, teoricamente sem ter a quem recorrer.