Os cinemas do centro de Fortaleza

O bom da gente contar histórias sobre nossas vidas coletivas, é que vez por outra conseguimos despertar outros protagonistas e figurantes das mesmas, que acabam enriquecendo e valorizando a história contada.

Sou um apaixonado pelo centro de Fortaleza, quem o conheceu na mesma época que eu, sabe o motivo desse amor.

O cinema era prato principal, existiam vários deles no centro, lembro do São Luiz, Diogo, Fortaleza, Old Metrópole, Jangada e cine ART.

Na época a pessoa podia entrar na primeira seção e só sair na última. Na portaria tinha um cidadão todo de paletó branco, com os "cabelim bem pintiadim", na base da brilhantina, que era o terror dos meninos. Era o tal do juizado de menor.

Existiam os filmes clássicos, que a gente esperava todo ano, onde as filas pareciam intermináveis. Quem disse que viveu essa época e, não assistiu um filme dos Trapalhões, Paixão de Cristo, ou até mesmo Embalos de sábado a noite (1977), desculpa, mas, tá mentindo.

Na lateral do cine São Luiz tinha uma enorme galeria onde era possível ver os cartazes dos filmes atuais e futuros.

E a Lobrás da foto?

Essa fazia parte da rota de antes e/ou depois do cinema. Essa loja, segundo consta, colocou a primeira escada rolante da cidade. Saibam que chegou a existir filas para andar de escada rolante, acreditem se quiser!

Tinha uma lanchonete no seu interior, que o "xero" do "amburgue" e do cachorro quente a gente sentia na descida do ônibus. E olha que ele parava na praça José de Alencar (tô exagerando, é claro🤭) O bicho entrava de nariz a dentro, mas, lamentavelmente o bolso não cooperava com a vontade. O jeito que tinha era ficar por alí, como quem não queria nada e, à francesa pegar o beco de bucho vazio 🤣kkkkkkk.

Não posso esquecer das memórias dos cinemas, o Fortaleza, por exemplo, era todo forrado num carpete vermelho e frio que só diacho. O São Luiz era imponente, a grande estrela de todos. O Diogo era uma espécie de São Luiz cheio, era bom, mas, nunca foi minha primeira opção. O cine Jangada era o fuleragem, no linguajar cearencês da época, só passava "filme de putaria".

Se minha cabeça ajudasse, eu teria muito para contar.

Tempo bom!

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 27/01/2022
Código do texto: T7438519
Classificação de conteúdo: seguro