Festas de término de curso

Lá pela segunda metade do ano de 1970, lembro que o final do ano era uma época bastante esperada, pois em dezembro aconteciam as festas de término de curso.

Todo colégio de Fortaleza, pelo menos é essa a informação que tenho, pois as festas aconteciam em praticamente todos os clubes como o Clube de Regatas Barra do Ceará, Diários, Líbano, Náutico e outros tantos.

Lembro de uma época que me danei a ir para essas festas e, o Clube de Regatas era o meu escolhido. Cheguei ao absurdo de ir a 30 festas no regatas, no mês de dezembro, sendo que só aconteceram 29.

Todas as festas exigiam um tal de "Passeio Completo". Quem não tinha muito costume de frequentar esses eventos não via muita coisa, mas, quem era cadeira cativa via cada marmota, que até Deus duvidava.

Outro ponto importante é que toda festa precisava de convite, não se pagava ingresso. Alguém pode então perguntar como fazíamos para entrar em tantas festas. Bem, nem sempre era tarefa fácil conseguir os convites, a gente bolava várias estratégias para tanto. Dentre elas a abordagem direta. Essa acontecia quando chegavam os concludentes. A gente abordava as família e pedia um convite, tinha sempre uma alma boa com um convite disponível.

Outra estratégia era a amizade com os porteiros, tinha sempre uma figura gente boa.

A mais apelativa era ficar nas grades chamando por um e outro, mesmo assim, tinha sempre uma alma caridosa para nos ajudar.

Depois de tanto frequentar a gente acabava montando uma rede de colaboração.

As festas em geral eram de conjunto, começavam às 22h e terminavam das 3h da manhã pra lá.

Não consigo descrever a alegria de poder ter participado daqueles momentos.

E olha que não era fácil nem ir e nem voltar! Íamos de ônibus até perto, depois caminhavamos até o clube. A volta era mais escrota porque só passava um tal de corujão que demorava que só. Muitas vezes a gente esperava amanhecer para poder pegar os ônibus da linha regular.

Agora pense na "chiqueza" de umas figuras toda de paletó esperando o verdureiro (eram chamados assim porque nesse horário, em geral, quem se movimentava na cidade eram os feirantes. Pelo menos foi o que me contaram).

Lembro com muitas saudades de tudo!

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 26/01/2022
Código do texto: T7437926
Classificação de conteúdo: seguro