DURA REALIDADE

Terça-feira, 25 de Janeiro de 2022

Existem diferenças profundas entre exercícios. Por exemplo: o físico, o mental e o psicológico. O primeiro costuma desgastar o corpo. Mas com um certo tempo de descanso, recupera-se quase todo o desgaste efetuado, então. Mas os outros dois, não. O desgaste é de uma forma diferente do primeiro mas a carga que se carrega é muito maior, porque incide sobre o espírito de quem os exercita. Mas nessa condição não se quer fazer nenhuma ilação a respeito de qualquer religião. É apenas uma figuração.

O pensar, raciocinar, para um humano, requer uma aplicação profunda. E pesa excessivamente em cada um que o faz. E não é à toa que muitos fogem deles, preferindo manter-se ignorante de muitas coisas, bem como não se interessando pela maioria delas. O reflexo disso se observa no dia a dia.

Com o avanço da tecnologia, a humanidade viu-se livre de muitos esforços. Tanto os físicos quanto os outros. Mas isso acabou por criar o que podemos classificar como agentes da alienação. Daí que com o uso frequente dos equipamentos, inventos, utensílios, aparelhos e afins, quase todos geraram uma dependência a eles, abandonando até mesmo sua capacidade laboral, que antes era aplicada nesse âmbito.

É lógico que houve uma profunda alteração e modificação no modo laboral, fazendo com que se aprendesse a lidar com esses novos inventos. E um dos maiores deles foi a tecla Enter, dos computadores. Porque esta é a que define as ações que aqueles procederão a seguir ao aperto ou acionamento dessa tecla.

Daí que toda essa alteração nos comportamentos humanos geraram também muitas outras situações. Uma delas passou a se desenvolver de um modo mais profundo: o individualismo. Onde já não há preocupação com o semelhante. E isto também acabou por causar modificações profundas no relacionamento humano.

Um aparelho celular, por exemplo, causou isso de uma forma profunda. É muito comum observar-se muita gente num determinado lugar sem contudo elas interagirem com as outras. Estão focadas em seus aparelhos, parecendo que estão em outro mundo, tal o isolamento que produzem e promovem.

Tudo mudou muito nesses tempos atuais. E pegou muita gente desprevenida, a ponto de lançá-las num abismo. Esse provocado, por exemplo, pela perda de emprego. E o resultado disso se vê facilmente ao se andar por qualquer rua de qualquer cidade. E esse contingente tem aumentado consideravelmente, a ponto de uma pesquisa ter apontado que ele já é maior do que os habitantes de muitas cidades brasileiras.

Isso acaba por gerar muitos outros problemas. Doenças, perturbações, e também muita violência urbana. E isto já está refletindo assustadoramente em todos os lugares. Contudo parece que as autoridades ainda não se deram conta dessas situações. A prova é que isso vai aumentado de forma acelerada onde quer que vamos.

Infelizmente quase todos os que entram na política, o fazem tão somente para auto locupletação, deixando de lado as iniciativas de soluções coletivas no país. E isto também está se agravando. A mostra disso está na corrupção, que rola em quase todos os níveis, promovendo o abandono das necessárias soluções sociais que todos esperam, contam e querem.

Esta é a nossa dura realidade.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 25/01/2022
Código do texto: T7436820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.