“Polícia para quem precisa”* (20/01/2022)
...Polícia para quem precisa de polícia”
"Polícia" é uma canção da banda brasileira de rock Titãs, presente no terceiro disco da banda, Cabeça Dinossauro, de 1986. Na época do lançamento do disco, Tony Belotto acreditava não precisar de polícia na sua vida no momento em que foi preso por porte de heroína - Episódio que inspirou a faixa.
A letra marca bem o que estamos discutindo no presente momento: “Onda de assaltos deixa comerciantes aterrorizados e muda rotina de funcionamento de estabelecimentos na cidade de Patos”. Essa é a manchete de todos os portais.
Ao que parece, o pacto social já foi rompido há muito tempo: vivemos uma realidade sociopata grave. "Existe, em nosso país, uma guerra civil crônica, sob a forma de assaltos, roubos, assassinatos, estupros – e outras gentilezas do gênero". Por isso: “a quem endereçar nosso protesto?".
Todo país precisa da polícia para combater assaltantes, ladrões e assassinos, principalmente quando há leis arcaicas, morosidade da justiça, e falta de investimento e políticas públicas. Cada uma das forças de segurança tem seu papel definido na luta contra o crime. E é preciso que essa polícia esteja vestida, armada e alimentada.
O Estado é responsável por reunir condições de assegurar os direitos aos policias para que eles possam dar resposta a sociedade através de ações planejadas. Porém, quando há instabilidade no sistema, impera a impunidade que leva o crime de organizado a ousado. O conflito é iminente. No meio do fogo cruzado, entre uma polícia desestruturada e a bandidagem, a população: acuada e insegura.
Mas, não é só isso:
“A destrutividade e a violência que hoje habitam o nosso cotidiano advém não somente de uma falha na família ou na criação desses jovens, mas também em uma falha dessa sociedade em acolher o jovem na sua procura de dignidade e respeito”. Embora, essa seja uma discussão bem mais complexa.
Contra quem se revoltar? A quem denunciar pelos abusos ou pela não proteção? A culpa é de todos nós: polícia, Estado, cidadãos de bem e bandidos.
*baseado no artigo: "Polícia, quem precisa de polícia?": o fracasso do pacto social1 de Maia, Maria Vitória Campos Mamede, Doutora em Psicologia Clinica pela PUC-Rio.