A TACADA FINAL EM MEIO A UMA BREVE GRANDEZA!
Há tantas alternativas e caminhos a seguir que, por vezes, podemos permanecer estáticos por não sabermos por aonde ir. É verdade que quando temos nossos pares, familiares e amigos, eles podem em alguns momentos contribuir conosco para que façamos a trilha sem nos exasperar tanto. Parece fácil, mas não é simples escolher a estrada. Decidir para alguns pode ser apenas deixar fluir. Todavia quando não decidimos, vivemos em uma situação de travamento e de descontentamento. Quer dizer que, quando concebemos ideias e ações, é necessário fazermos breves escolhas. Desse modo para estabelecermos uma passagem; abrirmos portas, mas também pode ser que outras dessas se fechem. Para Herbert Von Karajan, pensador austríaco, “quem decide pode até errar, quem não decide, já errou”.
É possível até nos especializarmos em generalidades, mas temos que em certas ocasiões, nos profundamos naquilo que queremos nos destacar. Escolher o tipo de difícil que queremos para nós! Em contrapartida eleger apenas aquilo que gostamos pode ser algo imaturo e sem consistência! Em cada fase de nossa existência não há dúvidas que temos que ter mais atenção a certas situações, como: família, relacionamentos, profissão, amigos ou ao ambiente que nos auxilia a desenvolver nossa mentalidade. Pode ser que tenhamos que em alguns períodos nos sacrificar, mas um dos princípios da decisão é o rompimento com o que consideramos prejudicial e conjugarmos com mais nitidez aquilo que é deveras relevante; aquilo que pode contribuir para potencializar nossos talentos e habilidades. Sacrifícios são temporários, mas a recompensa indubitavelmente é eterna. E agir com base em nossos princípios e valores pode ser a mola mestra para a tacada final!
Há quem considere que seja necessário prestar mais atenção ao que em nós é frágil, vulnerável, contudo quando se trata de alto desempenho o ideal é tratar com mais intensidade aquilo que é em princípio uma pedra bruta em nós, e que pode nos impulsionar a crescer ainda muito mais. De certo que decidir é avançar, é sair do lugar, é não ficar marcando passo; ser visionário e buscar novos desafios; aprender com o que é novo. Decidir é estar à frente; apontar o caminho para liderar. Quem se determina desenvolve mentalidade de crescimento progressivo, sai da zona de conforto e revela em si muito mais valores, mais riquezas, em sabedoria. E pode verdadeiramente prosperar em meio ao caos. Quem define o que almeja, age com coragem; se faz presente; e assume um pensamento e atitude de alguém proativo. A decisão é o anteparo da ação. Quem soluciona é vencedor, porque encerra, porque sabe que não há mais tempo a perder; pois compreende que o tempo é o ativo primoroso em meio à grandeza e a brevidade da vida.