Luar do Sertão

ACHO que o sertão de Guimarães Rosa é fascinante, mas não é o nosso sertão nordestino. Este é mais acanhado e tem a ver com os escritos de Graciliano Ramos. Alguns veem nosdo sertão tipo Canudos, cangaço, as secas, os coronéis, a violência... seriam as marcas registradas. Talvez tenha sido. Mas nosso sertão é muito mais. Juro.

Sim, a minha "veredinha" onde vivi minha infância e adolescência era realmente acanhada. Mas, para mim, era também uma Diadorim altiva é valente, mas também doce como mel. Além dos folguedos próprios da idade, o que mais me fascinava era o luar do meu sertão. Lembro que ainda menino olhando a lua cheia no céu uma tia me dizia: - olhe, esse menino, São Jorge está ligando contra o Dragão. Juro que vai a cena. .

Mas o maior fascínio era quando adolescente via o luar iluminar nossa cidadezinha, pricipalmente a pracinha onde certa vez disse a namoradinha, nós dois olhando a lua cercada de estrelas faiscantes, eu disse a ela que um dia lhe daria um dólar de estrelas e ela rindo acariciou seu pescoço como se já tivesse recebido o presente. Era uma Festa o luar. Não há, gente, luar como o do sertão. Inte.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/01/2022
Código do texto: T7435439
Classificação de conteúdo: seguro