Antes, Seboso Agora Cheiroso

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Isaías (ganhou o apelido de Seboso) por viver em situação de rua (numa cachaçada, num desmazelo de dar dó), fazia jus ao apelido. — Parecia mesmo não sair mais daquela vida. Pela situação que chegou.

Era conhecido e querido por todos na sua peregrinação...

Não gastava por nada o seus minguados dividendos de pedinte com higiene pessoal: por um ano ficou sem banho. Para não desviar sequer cinco reais a isso. — O que recolhia de um e outro destinava aos seus corotes de cachaça de cada dia.

Nada ruim que não possa piorar… Nas ruas não estava fácil para ele viver; um perigo constante… teria que sair delas e deu um jeito: foi morar no cemitério.

Pelo silêncio, a segurança, a tranquilidade do lugar, a bondade do inquilino, o Cheiroso residiu nesse endereço por sete (7) anos.

O seu resgate se deu há quase um mês; por um pedido do Maturino da Pipoca, colaborador do projeto “Pai Resgatando Vidas” de Manaus (AM).

Numa conversa amistosa, o Seboso contou ao Pai Marcos que as pessoas eram incapazes de aproxima-se dele (pelo mau cheiro que exalava).

Pai Marcos após resgata-lo, usou repetidas vezes o bom-ar no interior do veículo e mesmo assim demorou uma semana para remover o odor que exaltou do Seboso.

Bem acolhido na chácara mais conhecida e amada do mundo, o agora Cheiroso vive hoje num paraíso. Num continente separado da vida errante de outrora.

— Com ele mais 43 internos, irmãos-da-rua, cercados de muito amor e carinho dividem o ambiente saudável, bonito em ares de esperança…

Agora “Imundície nunca mais” o alcançará na liberdade que encontrou na casa do pai.

Hoje sua higiene corporal se dar em quatro (4) banhos por dia (em chuveiros e piscina de hidromassagens). Usa perfume francês (do pai) e se ver em cheiro suave.

Pela casa já esboça um leve sorriso só em saber do tratamento dentário que receberá na casa, em breve.

Luta e reluta para se ver livre definitivamente do alcoolismo que tanto mal lhe fez.

Sem vacilar no tratamento honrando quem o acolheu. Espera nunca mais regressar ao mau cheiro mundano de antes.

Creio que o seu dia de cantar chegará. Em versos livres, nas letras de um louvor poderá se expressar: Livre estou/Livre estou/Pela graça de Jesus livre estou…

*Nemilson Vieira de Morais, Gestor Ambiental/ Acadêmico Literário.

(22:01:22)

Texto baseado nas lives do Marcos Bastos.

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 22/01/2022
Reeditado em 19/04/2022
Código do texto: T7434874
Classificação de conteúdo: seguro