"SEU GARÇOM, FAÇA O FAVOR..."

"SEU GARÇOM, FAÇA O FAVOR..."

Mais uma vez se comprova que somos "uma Nação de canibais"... é preciso que um famoso morra para começarmos a "digerí-lo", "devorá-lo", conhecê-lo. Com Elza Soares não será diferente, uma multidão de jovens -- milhões deles negros e pobres -- somente agora, provavelmente só a partir de sua "passagem" se interessarão pela Diva, "Bossa-Negra" num de seus LPs, deusa do "sambajazz", com domínio absoluto do fraseado melódico, com suas divisões criativas, únicas, nascidas dela.

Voltei ao Rio de Janeiro em 1967 gostando apenas de "música caipira" (hoje, sertaneja) e algo dos folclores polonês, alemão e italiano. Lá me interessaria por Rock, todos os estilos dele -- a partir da Jovem Guarda, de minha infãncia no Paraná -- e, adiante, o Blues, tudo do Blues, "substituindo" o Rock, ou quase isso. Tivemos inúmeros LPs de rock, mas discos nacionais bem poucos, Martinho da Vila, Belchior, Paulinho da Viola e o samba de raiz, vulgo "pagode", o dos anos 70, quase todos os LPs com cantores negros e negras, de Morros. Na favela a tua parede é também a parede do vizinho e usa-se muito papel (e papelão) para eliminar as frestas entre um barraco e os seguintes, dos dois lados, por vezes até dos 3, o do fundo. O que se conversa ou se ouve num lado "ecoa" na tua casa, quase não há segredos no Morro. Assim, mesmo sendo rockeiro empedernido, ouvi muito samba de todo tipo, "a Família SILVA" inteira e, claro, ELZA SOARES, a Magnífica... de quebra, a nigérrima vizinha dona Lourdes tinha um amante português e o legítimo Fado tocava lá durante suas visitas.

A Elza Soares dos anos 60/70 me encantou pra valer, voz personalíssima, ela "desconstruía" a interpretação formal, comum e transformava a canção EM SUA ! Dificilmente voltaríamos a admirar qualquer música depois que a Deus metia nela sua voz rouca. 'Você partir, / saudades me deixou, / eu chorei... tenho um Passado tão mau, / a minha cama é uma folha de jornal" ! A imensa maioria que hoje lamenta a viagem desta rara Estrela negra rumo ao Infinito, nem sequer conhece estas pérolas da mais fina e criativa MPB. Se eu bebesse, estaria nesse momento num bar qualquer cantando:

-- "Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa...", esta uma das jóias mais preciosas da carreira sem igual de Elza Soares. Mulher como poucas, "atropelou"RACISMO e machismo de cabeça erguida, jamais se abaixou para evitar as "pedradas" que lhe eram dirigidas. Raras foram as TVs que a mostravam na época, "a ladra de maridos". Agora -- e só agora -- ouviremos ELZA SOARES, "antropófagos" desavergonhados e cínicos. Qualquer funkeiro consciente -- mulheres, principalmente -- deveria ter vários discos dela, ao menos para aprender a "não cantar bobagens", idiotices. Elza só interpretou os melhores de sua época, jamais fez concessões a modismos, Paradas de Sucesso, "as 10 mais" ! Se a canção não tinha conteúdo, mensagem, não lhe falava ao coração, ela ignorava qualquer apelo para gravá-la. Só alguns poucos em cada século SE ETERNIZAM e Elza Soares está entre êles, mais DEUSA do que nunca !

"NATO" AZEVEDO (em 21/jan. 2022, 17hs)

*************

https://youtu.be/EDHbwHL_Mtg