NA HORA “H”

Prof. Antônio de Oliveira

Na hora “H” pode ser dito,em inglês, “in the nick of the time”. ‘Nick’, corte, entalhe. Cavalo arriado não passa duas vezes pelo mesmo lugar quer dizer mais ou menos a mesma coisa. Flávio Augusto da Silva,um jovem empreendedor, escreveu “Ponto de Inflexão, uma decisão muda tudo”. Com efeito, há momentos estrada afora, em que decisões tomadas podem mudar o rumo de nossa história de maneira definitiva, conclui Flávio Augusto.

Exemplos não faltam. Casar-se, ter filhos, parar de fumar, adotar uma alimentação balanceada, praticar atividade física, mudar de emprego, ingressar na política, vender um imóvel, publicar um livro... Ponto de inflexão, um conceito matemático, postula uma decisão criteriosa, numa situação muitas vezes agravada por momentos de crise, de doença, de endividamento, de desemprego, de perdas e danos.

Valho-me deste espaço para transformar ponto de inflexão em ponto de reflexão. Afinal, de tão repetida, a frase “A vida é feita de escolhas” tornou-se um chavão. Mas é verdadeira. O tal de livre arbítrio é chamado a funcionar dia e noite. Decidir comporta vertentes com implicações políticas, religiosas, filosóficas, jurídicas e morais, enfim ideológicas e existenciais como um todo complexo, administrado por todos nós, individual e socialmente.

Uma vez criado o hábito, considerado bom ou mau, como uma resposta para

uma situação específica, formam-se Hábitos Atômicos (“Atomic Habits”), livro de autoria de James Clear, um método de criar bons hábitos e se livrar dos maus.Fim de ano, época de balanço, revisão de nossos hábitos.

18 de dez

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 21/01/2022
Código do texto: T7434215
Classificação de conteúdo: seguro