Porque Josielson da Silva dos Santos não ganhou o Nobel de Literatura
Para não ficar na enrolação, porque JSS é brasileiro e o Comitê Nobel (que garimpa os nomes) teve dificuldade em pronunciar ‘da’ Silva e ‘dos’ Santos (e Josielson também) com o agravante que brasileiros só escrevem com dupla interpretação e despretensiosos. Brincam até com a própria desgraça.
Outro fator que deve ter contribuído é que se nem a nossa Academia - ABL, o valoriza, por que eles? Embora seu último romance “Não vou lavar minha roupa limpa nessa água suja” seja sucesso na Europa. Europeus adoram temas ecológicos e de ver a casa dos outros limpa. Mesmo com o paradoxo que o personagem principal ganhe a vida num lixão. E sua roupa... Entendeu, né?
Entrevistado (em um bar) por uma grande rede de TV recém instalada no Brasil, JSS disse não estar decepcionado, já que no momento está focado em desenvolver uma pesquisa (para um novo romance) do porquê de 90% dos homens que perdem as esposas acabam alcoólatras. 51 deles (amigos, primos seus e de sua ex-esposa), comprovam a teoria. E, com um copo de aguardente na mão, disse que ‘Nobel’ deveria ser nome de Whisky.
Informado pela repórter que o prêmio equivale a 6 milhões de reais, respondeu: - De fome não morro mais. E tanto dinheiro assim no final da vida? Só para me tirar a paz.
Sobre a ABL, JSS foi objetivo: - Você viu quem são os novos ‘imortais’ que irão tomar o chá das 5? Por favor! Que falta de respeito com nossos leitores. Mas moça, não publique isso.
Após a repórter ter se retirado, JSS pediu uma dose de ‘Nobel’. Para pagar no mês que vem.