BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Estamos Comemorando os duzentos anos da independência do Brasil,

Feito glorioso de D. Pedro I às margens do vale do Ipiranga, em São Paulo,

Por ocasião do seu regresso da baixada santista;

Paradeiro constante de suas idas e vindas do cortejo Imperial.

Foi no 7 de Setembro de 1822 que nos livrou do Reino Português.

Contrariando hierarquia paterna e soberana de D. João VI,

Nos livrou dos lusitanos, então Colônia, em Reino Unido.

Aqui aportado e protegido do temido Napoleão Bonaparte.

Trouxe a Biblioteca Nacional, a Casa da Moeda, criou o Banco do Brasil,

Jardim Botânico, o funcionamento da indústria instalação do Reino Unido.

Até ser considerado o Brasil como Nação independente, apesar da oposição

Que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai).

Um feito glorioso que nos concedeu duas Faculdades,

De medicina na Bahia e de Direito em São Paulo e Olinda no Recife.

Abertura dos portos como feitos comerciais internacionais.

Nascimento do primeiro brasileiro pós independência D. Pedro II.

Retorna D. Pedro I a Portugal como Rei D. Pedro IV de Portugal.

Seu filho Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco

Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança.

Para guiar a educação de seu filho, Dom Pedro I nomeou José Bonifácio de Andrada e Silva para o cargo de tutor do menino. Em 1833, José Bonifácio foi substituído por Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, marquês de Itanhaém.

Em 1834, Dom Pedro I faleceu em Portugal. Em 1840 começou a luta pela maioridade do imperador, então com 15 anos.

No dia 23 de julho de 1840, Pedro foi proclamado maior. O ato ficou conhecido como o “Golpe da Maioridade”. Com essa manobra terminava o Período Regencial e começava o Segundo Reinado. No dia 18 de julho de 1841 Dom Pedro II foi coroado Imperador.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 19/01/2022
Código do texto: T7432730
Classificação de conteúdo: seguro