O se ela faz
O ser humano que ela era para a família a doce Assim. O amor de Assim pelo sertão era nobre e belo. E ela vivia numa casa de madeira simples e resiliste, e tinha oito filhos a se criar. O marido a abandonou depois do oitavo e último filho e ele a deixou na pobreza e só. Cada ser humano se sinta apaixonado por ela ter tantos filhos a se criar. Assim fazia crochê e marmitas para se vender e ganhava por mês dois salários mínimos de dinheiro e quase passava fome. O primeiro filho era Romualdo, Sereno, Armênio, Jacira, Assíncrona, Felicidade, Derivada e Calista. E hoje tinham as idades de sete, oito, nove, dez, onze, doze, treze e quatorze anos a se completar. Romualdo passou numa escola particular e ganhou bolsa, os outros sete por serem bem inteligentes também ganharam bolsa. Romualdo foi psicólogo, Sereno pediatra, Armênio psiquiatra, Jacira psicopedagoga, Assíncrona foi astronauta, Felicidade professora, Derivada para socorrista e Calista foi médica veterinária. Tinha Assim três cachorros que Calista cuidava e nomes Quietam Jasmim e Paciente e hoje e com sete, oito e dez anos de idade bem vividos. E passeava nas horas de folga com o Quieto seu favorito a Assim, e cada dia perscrutavam rouxinóis em seu coração lindo e reto. Desde que viveu Assim em paz e harmonia os oito filhos de Assim rejeitaram o pai Astênico por ter abandonado o lar. Astênico foi morar com outra mulher e fez mais doze filhos irmãos por parte de pai dos oito. E tinha os nomes de Virgem, Solstício, Apagado, Acer, Desdém, Quociente, Sereno, Pequeno, Querido, Querida, Somente e Paz como outros filhos e irmãos. E Astênico abandonou a segunda esposa, e acabou casando com uma última esposa e teve sete filhos de nomes Acer, Asmático, Doravante, Imagino Portentoso, Alegre e Contente. E tinha esses últimos sete dois, quatro, cinco, seis, sete, oito e nove os mais recentes e novos deste terceiro matrimônio. E Astênico fez vasectomia e deixou de engravidar mais vinte mulheres fora do casamento. E Assim foi fiel até o fim e Astênico viveu até os noventa e nove quando morreu e padeceu. Assim a primeira mulher vive ainda e está com cento e doze anos bem vividos. Já a terceira e segunda esposas estão adoentadas e de padecer numa cama. Os primeiros e os terceiros casamentos são congestionados de falta e um bom pai. Assim e Romualdo e Sereno ficaram ricos em sua profissão e deram bastantes alegrias aos oito do primeiro casamento. E Assim era virginiana e até o casamento virgem. E dois filhos do primeiro casamento se tornaram religiosos e seguiram sua fé no Senhor. Romualdo foi veterinário e também se felizes. E Assim gostava quando pequena de brincar com suas duas bonecas e únicas de nome Tulipa e Amorosa. Ficou com as duas ate se casar e deu a primeira filha elas. E Assim o amor de Assim e Astênico foi único até quando durou. Romualdo tem oitenta e um anos e é o mais velho dos três casamentos que o pai se casou. Sinta-se a vontade quando Astênico falava de filhos e de sexualidade, o amor é uma redoma de feitos e efeitos.