COMEÇO NEBULOSO.

Chuvas torrenciais em Minas e Bahia, secas em reservatórios de São Paulo, alguns estados em excesso de água trazendo destruição, enquanto outros com escassez tendo que fazer racionamento em muitas cidades. Logo mais tudo isso vai mudar. Esses períodos de contrastes entre seca e chuva, ganho e perda, são recorrentes em nosso país, não é a primeira vez que acontece, desde que Cabral chegou por aqui que é assim, e não será a última vez que acontece. Anormal mesmo é o fato de governantes e governados, mesmo sabendo que cidades e cidadãos não estão preparados para os extremos da natureza, nada fazem de concreto para, pelo menos, tentar mudar hábitos ruins, deixar de agredir o meio ambiente. Pouco se importam com o que está acontecendo.

 O que preocupa de verdade o brasileiro,  pelo menos uma boa parte deles, é a aproximação do carnaval. Embora a Ômicron seja uma realidade tão presente assim quanto a preparação dos blocos carnavalescos de cantores famosos, ela não preocupa tanto a cabeça dos foliões quanto não for possível desfilar em plena avenida. Dizem que não há necessidade de preocupação, uma vez vacinados pela... Espera um pouco .... Acho que, enésima vez, tudo bem. Estaremos vacinados e devidamente protegidos sem a menor possibilidade de sermos infectados pela... Espera ... Acho que quinta vez.

   No começo de Janeiro, o tempo não para, tudo corre em uma velocidade anormal. Vivemos a tirania do tempo, escravizados pelo relógio, acorrentados aos nossos inúmeros afazeres diários. Trabalho, mais trabalho, reuniões, isso, aquilo outro. Não paramos um segundo, não vemos o sol nascer, nem o seu ocaso. Poucos param para observar as estrelas, e quando fazem, são chamados de lunáticos e tantas outras coisas. Não conseguimos perceber o perfume das flores, nem sua beleza. A vida inteira se define pela corrida desenfreada atrás do tempo. É a tirania do relógio.

   Estou apreensivo com o que poderá acontecer, uma vez que, todos os caminhos apontam para um iminente 'desastre'. Vivemos tempos únicos, o país caminha tranquilamente a beira do abismo, sem muito cuidado segue o seu curso rumo ao infinito. Engraçado que ninguém aponta o dedo para si mesmo como culpado de estar na trilha do caos. Cada um aponta o para o próximo dizendo; 'é ele', é àquele', enfim, é todo mundo mas não é ninguém. Passei, de tempos para cá, apontando o dedo para o espelho e dizendo: 'É você o culpado'. Segue a dica, tem funcionado muito bem. O cara do outro lado do espelho que se vire para consertar os seus erros.

   Sei que para muitas coisas existem diferentes possibilidades. Independente de qual seja o caminho, que não seja à beira do abismo. Somos uma nação poderosa, gigantesca, com um povo forte e guerreiro que nunca desistiu de seus sonhos. Tenho certeza que o meu povo não vai se entregar aos erros, às mentiras, às falsidades. Que cada um pense, com cuidado e zelo, uma vez tomada e executada a decisão não terá como voltar atrás. Ou se faz o certo hoje e agora, ou não teremos um amanhã para repousar.

   

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/01/2022
Código do texto: T7430500
Classificação de conteúdo: seguro